Diversos artistas brasileiros se posicionaram e esquematizaram mutirões de doações para Manaus, onde as capsulas de oxigênio que atendiam os pacientes com Covid-19 acabaram. As cenas desesperadoras de profissionais da saúde pedindo socorro ao lidarem com a falta do recurso movimentaram as redes sociais e chegaram aos artistas internacionais.
Demi Lovato usou as suas redes sociais para alertar o mundo sobre o problema enfrentado pela cidade brasileira e pediu para que seus fãs ajudassem. Em seu Instagram Stories, a cantora compartilhou uma captura de dela de um tweet da jornalista Cristina Tardáguila que dizia:
“Bom Dia. Manaus (no Brasil) acordou esperando o oxigênio. Estão em andamento 2 ações: 1- Transporte de tanques de oxigênio de outros estados para o Amazonas. 2- Criação de uma rede de pessoas no terreno para coletar e reabastecer tanques vazios. Se você puder ajudar, entre em contato conosco”
A cantora escreveu: “Brasil eu olho por você e te escuto” e colocou um link direcionando para os tweets originais da jornalista brasileira, escritos em inglês.
LEIA MAIS:
Lorena Simpson encabeça campanha de arrecadação para comprar cilindros de oxigênio para Manaus
Mobilização
Uma das regiões mais afetadas pela pandemia ganhou, nesta quinta-feira (14), a sensibilidade de nomes como Anitta, Ludmilla, Afonso Herrera, Lexa, Aline Wirley e tantos outros que pedem atitude mais enérgicas das autoridades e atenção para a precariedade do combate a doença, que já levou mais de 200 mil vidas desde o início da pandemia, em março.
“Está faltando oxigênio no hospital de Manus. As pessoas estão morrendo sem ar. Governo, faça alguma coisa”, declarou Anitta, em um dos stories de seu Instagram. O mesmo pediu Afonso Herrera, sim, o Poncho, do RBD, via Twitter. “Oxigênio para Manaus”, escreveu, ganhando o apoio e o agradecimento de sua legião de fãs.
Oxígeno para Manaus.
— Alfonso Herrera (@ponchohd) January 14, 2021
Ativista, Aline Wirley publicou uma foto em seu Instagram, nesta quinta-feira, pedindo ajuda para a população manauara. “Queria muito postar uma foto bonita, mas uma ala inteira do hospital de Manaus morreu por falta de oxigênio. Chegamos a 1,300 mortes em um dia. A conta das festas de fim de ano chegou. Estamos vivendo uma tragédia pior que em 2020”, decretou a cantora, indignada com as mais 200 mil mortes por coronavírus no Brasil, desde o início da pandemia.
Sensibilizadas com as vidas perdidas na capital, Lexa e Ludmilla também usaram seus alcances nas redes sociais para pedir mais atenção com a situação da pandemia na capital. “Manaus precisa de oxigênio”, escreveu ela, no Twitter. “Oxigênio para Manaus! Urgente”, postou Lud.
MANAUS PRECISA DE OXIGÊNIO!!!
— Lexa (@LexaOficial) January 14, 2021
OXIGÊNIO PARA MANAUS!!! URGENTE!
— Ludmilla 👑 (@Ludmilla) January 14, 2021
Veja outros famosos que chamara atenção para a causa
E aí Capacho do Trump @BolsonaroSP , tem algo a dizer sobre Manaus? Veja o que a irresponsabilidade de gente como você produz!!!!! pic.twitter.com/EV6Iob6ipY
— Ticosantacruz Vacina Para Todos! (@Ticostacruz) January 14, 2021
To dando rt em mtas coisas que vcs tao me mandando, mas aqui tb tem mais maneiras pra gente ajudar Manaus nesse momento. Pra quem ainda tá com dúvidas: pic.twitter.com/IOCGamlnRI
— +a PAI EM DOBRO (@maisa) January 14, 2021
Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio pra distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus!
Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nós recebe com carinho né, vamos retribuir???? 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼 pic.twitter.com/l5jbd50vfR— Whindersson Nunes (@whindersson) January 14, 2021