Enquanto serviços como TIDAL, Deezer, Apple Music -e ontem (17), a Amazon Music entrou no time – lançam seu serviço de áudio de alta definição que oferece a melhor fidelidade de streaming de áudio disponível; o Spotify VP e o chefe de relações com investidores Paul Vogel, mostram pouca inclinação para fazer isso.
Os representantes estavam falando na conferência Communicopia da Goldman Sachs em Lower Manhattan e comentaram sobre o assunto, de acordo com a Variety.
“Não conversamos muito sobre [uma opção de alta fidelidade]”, disse ele quando perguntado se a empresa planeja lançar seu próprio serviço de alta definição.
“Se você voltar e olhar para ele, não é realmente algo que tenha sido um grande diferencial entre os serviços. É realmente sobre interface do usuário, algoritmos, playlists, descoberta e esse tipo de coisa.
“Então, eu não diria nunca”, concluiu ele, “mas achamos que, em termos do que os consumidores estão procurando, não é algo que realmente ressoe”. finaliza.
A Amazon Music está apostando de outra forma: a ampresa está oferecendo mais de 50 milhões de músicas em Alta Definição e milhões de músicas em Ultra Alta Definição, que alega ser a transmissão de áudio de mais alta qualidade disponível.
Steve Boom, vice-presidente da Amazon Music, disse à Variety que, de acordo com a pesquisa da empresa, as três opções mais importantes para os usuários de serviços de streaming de música são catálogo, facilidade de uso e qualidade do som.
O Amazon Music HD está disponível agora por US$ 12,99 por mês para membros do Amazon Prime e US$ 14,99 por mês para clientes ou US$ 5 adicionais por mês para assinantes atuais em planos individuais ou familiares. O serviço está disponível no momento para transmissão nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Japão.
A TIDAL possui o ‘TIDAL Masters’ uma parceria com a empresa britânica MQA (Master Quality Authenticated), que desenvolveu tecnologia que torna grandes arquivos de música compatíveis em qualquer serviço ou dispositivo sem perda de qualidade, saiba mais clicando aqui.
Já a Deezer, possui o ‘Deezer HiFi’ e de acordo com a empresa: “quando uma música é comprimida para MP3 ou streaming, um algoritmo remove bits para tornar o arquivo menor.
O MP3 320 kbps e o formato regular de streaming, é o suficiente para que seus ouvidos compreendam a música, mas o HiFi reproduz a 16 bits / 44,1 kHz, com qualidade FLAC, de modo que você pode ouvir todos os bits existentes com as fontes analógicas do áudio original”, diz.
A Apple Music oferece uma opção dentro do próprio aplicativo para aumentar a qualidade do som.
Será uma tendência no mercado de streaming, que está tão competitivos? O Mundo da Música falou recentemente sobre esse cenário do mercado, clique aqui para ver.