Dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e neste ano a data ganhou comemoração especial comandada pela cantora Ana Carolina. A dona de grandes hits como “Quem de Nós Dois” se apresentou em show drive-in no Allianz Parque, em São Paulo, onde também fez discurso importante sobre o tema.
Durante todo o sábado (29), Ana Carolina organizou uma série de atividades através de seu perfil no Instagram a fim de “colocar luz e incitar o debate sobre preconceito e dificuldades que mulheres lésbicas enfrentam desde sempre na sociedade.”
Toda a ação culminou no show que ela apresentou à noite, em São Paulo. Ovacionada pela plateia, com direito a “buzinaço”, Ana Carolina fez o seu discurso:
“A data de hoje reforça a existência da mulher lésbica e seu lugar na sociedade. Nós não somos invisíveis. Não adianta fingir que a gente não existe, porque a gente existe, a gente atua, a gente tem opinião. Nós queremos respeito. Eu resolvi abrir esse espaço no show e nas minhas redes sociais hoje para dar visibilidade da maneira que eu mais acredito, que é pelo amor.”
A cantora ainda contou que recebeu inúmeras contribuições de suas fãs e seguidoras através das redes sociais, que a ajudaram nas atividades do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica:
“Nós recebemos várias histórias de amor, que aconteceram ao longo dos meus 20 anos de carreira, que de alguma forma eu pude participar e me orgulho de cada uma delas, como as que vocês estão vendo agora no telão e ao longo do dia no meu Instagram.”
Assista ao discurso completo:
DAY desabafa: “conto que namoro menina e perguntam ‘quem é homem da relação?’”
As namoradas DAY e Carol Biazin aceitaram o convite da cantora e compositora Milkee para um vídeo em comemoração ao Dia Nacional do Orgulho Lésbico. O vídeo, postado no IGTV, trata da discriminação e dos desafios que lésbicas enfrentam ainda nos dias de hoje.
“Eu conto para alguém que namoro uma menina e imediatamente perguntam ‘nossa, sério? Quem é o homem da relação?’ (…) Acho que a gente já venceu muita coisa, mas ainda tem um caminho muito longo para percorrer. Eu espero que a gente chegue lá o mais rápido possível. Tenho muito orgulho de ser lésbica”, diz a cantora DAY.
A experiência de Carol Biazin não é muito diferente. Ela também percebe o preconceito no dia-a-dia. “Eu escuto muito… Toda vez que me perguntam se tenho namorado e falo que tenha namorada, as pessoas ficam tipo ‘nossa, mas tão bonitinha, tão menininha’. Como se tivesse um padrão de lésbica”, fala a artista, que lançou um single com Vitão na semana passada.
O vídeo traz ainda relatos de Ale Xavier, Babi Deejay, Nicole Lima, Eleonara Branco e King, cada uma compartilhando as experiências de seu meio profissional. O preconceito está em todos os ambientes.