Os fãs dos Beatles mostraram preocupação com uma entrevista de Paul McCartney para a BBC, no mês passado, Paul McCartney anuncia música final dos Beatles com voz de John Lennon e ajuda de IA. Um dos tópicos mais discutidos na internet pelos beatlemaníacos foi o que levantou a possibilidade da utilização de uma voz falsa de John Lennon nesse single, que tem previsão de ser lançado no final do ano.
LEIA MAIS:
- Confirmada participação de Paul McCartney em novo álbum dos Rolling Stones
- Paul McCartney aparece ao lado de Superman em novo quadrinho da DC
- Com Jimin no topo, BTS iguala recorde dos Beatles na Billboard Hot 100
Ouvido em um podcast da revista americana Rolling Stone, Ringo Starr deixou claro que não existe a menor possibilidade de algo artificial ser utilizado nessa produção musical. Segundo ele, o grupo “nunca” falsificaria os vocais do falecido Lennon e que está usando IA apenas para limpar trechos gravados anteriormente.
“Isso foi lindo. É a última faixa que você vai ouvir com os quatro rapazes. E isso é um fato”, comentou o baterista.
Ele acrescentou ainda que a canção também contará com a voz de George Harrison, que fez o registro antes de sua morte, em 2001.
“Nada foi criado artificialmente”, explica Paul McCartney também sobre música dos Beatles
Os comentários que colocaram em dúvida a autenticidade dos vocais da “música final dos Beatles” foram tão intensos, que dias depois de sua entrevista para a BBC, Paul foi ao Twitter para esclarecer que a música que ele está trabalhando é real.
“Foi ótimo ver uma resposta tão empolgante ao nosso próximo projeto dos Beatles. Ninguém está mais animado do que nós para compartilhar algo com você no final do ano.
Vimos alguma confusão e especulação sobre isso. Parece haver muito trabalho de adivinhação por aí. Não posso dizer muito nesta fase, mas para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e todos nós jogamos nisso. Limpamos algumas gravações existentes – um processo que durou anos.”
LEIA MAIS:
- Gravação mais antiga de show dos Beatles é encontrada 60 anos depois
- Jenna Ortega sugere músicas do Deftones e The Beatles como trilha sonora de “Pânico VI”
Been great to see such an exciting response to our forthcoming Beatles project. No one is more excited than us to be sharing something with you later in the year.
We’ve seen some confusion and speculation about it. Seems to be a lot of guess work out there. Can’t say too much…
— Paul McCartney (@PaulMcCartney) June 22, 2023