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Na era digital, todo artista assume o papel de ‘influenciador’?


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Antes de qualquer coisa, precisamos pontuar: Marketing de Influência e Publicidade são atividades distintas.

Mas, você deve estar se questionando sobre as hashtags #publi ou #ad nas publicações principalmente aqui no Instagram, não é mesmo?! Vamos juntos entender esse processo, principalmente no nosso mercado da música em partes:

Quantas vezes você ouviu alguma música, conheceu algum artista, comprou um ingresso, assistiu um clipe, entre outros; através da indicação de um amigo ou familiar? Inúmeras vezes, certo?! Ou seja, todos nós possuímos um grau de “influência” no repertório do outro.

Dessa mesma forma, acontece na era digital! A grande diferença é que existem os macro influenciadores (que influenciam multidões) e os micro influenciadores (que realizam o mesmo papel, com públicos menores).

Só que quando essa influência envolve acordos financeiros, os questionamentos sobre a eficácia dessa “influência” entram no palco e ela acaba sendo vista, por alguns, como uma ação publicitária, principalmente, quando surgem as hashtags “publi” ou “ad”.

Mas, não devemos pensar em influência apenas para produtos comerciais, como nos exemplos que trouxemos: Caca Show para o Luan Santana e Batom Intense O Boticário para a Anitta. 

Além disso: modo de vida, programas/séries que assistem, alimentação, pensamentos político-sociais, entre inúmeros outros elementos, podem ser influenciáveis e potenciais dados para que marcas se interessem na parceria.

A cada dia que passa, a base de fãs consegue perceber o que é real, ou não. Portanto, manter o discurso e ser fiel ao que você acredita, que mantém o seu respeito e credibilidade como artista. 

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