A música pop está em alta de novo nos Estados Unidos! Na nova atualização da Billboard Hot 100, o gênero domina. O pódio é formado por BTS (com “Butter”), Olivia Rodrigo (“good 4 u”) e Doja Cat (“Kiss Me More”). Nomes como Dua Lipa, Ed Sheeran, Bruno Mars, Justin Bieber, Lil Nas X, The Weeknd e Ariana Grande compõe o Top 10.
É um retrato muito diferente dos últimos anos. Em 2020, o rap e hip-hop dominaram. No balanço de fim de ano, os únicos artistas pop no Top 10 dos mais ouvidos em streaming eram Taylor Swift e The Weeknd. Os nomes que dominaram 2020 foram Drake, Juice WRLD, Youngboy Never Broke Again, Lil Uzi Vert, Post Malone, Pop Smoke, Lil Baby e DaBaby.
Já em 2017, acontecia essa virada. No fim daquele ano, a revista Vulture publicava a seguinte matéria: “o ano em que o rap superou o pop”. Em 2018, a Billboard afirmou que a música pop passava por uma crise de identidade e que o hip-hop era o novo pop.
Mudança de cenário
A mudança de cenário decorreu de vários fatores – como a ascensão do K-Pop. Hoje em dia, ninguém vende tantos downloads de música nos Estados Unidos quanto o grupo BTS. Prova disso é que o single “Butter” lidera a parada americana há seis semanas.
Além disso, artistas pop conseguiram se adaptar melhor à pandemia. Diante da impossibilidade de fazerem shows, souberam investir em clipes bem produzidos e chamar a atenção para seus trabalhos. Clipe sempre foi o forte do segmento pop. Justin Bieber, que no ano passado se dedicou ao R&B, retomou o pop em 2021, com êxito.
É importante destacar também a resistência de The Weeknd. O artista ficou mais de um ano no Top 10 da Billboard Hot 100 com “Blinding Lights”. Seu álbum “After Hours” teve um ciclo de vida longo e produtivo. “Save Your Tears”, atualmente no Top 10, é do mesmo álbum.