Levantamento do Spotify revela que a Música Mexicana cresceu mais de 440% globalmente, entre 2018 e 2023. O estudo aponta que a popularidade do segmento deve-se às mídias sociais e à distribuição de fãs em diferentes países e culturas.
LEIA MAIS:
- Madonna in Rio: Cantora cresceu 113% em streams na Deezer desde o anúncio do show
- RIAA: Receita de música latina nos EUA atinge R$ 7,1 bilhões em 2023
- Anitta recria baile funk no Latin AMAs 2024; assista a performance completa!
Segundo o Spotify, os streams de Música Mexicana no ano passado aumentaram 55%. Outro dado interessante é o crescimento entre ouvintes da geração Z: o grupo apresentou crescimento de quase 60%, no mesmo período observado.
De abril de 2023 a março de 2024, o pódio streams de Música Mexicana na América Latina é formado por Guatemala, Colômbia e Chile. Ao todo, os streams na América Latina aumentaram mais de 195% entre 2020 e 2023. Confira a lista de artistas preferidos na região.
- Peso Pluma
- Grupo Frontera
- Carin Leon
- Cristiano Nodal
- Força Régida
- Júnior H
- Natanael Cano
- Los Ángeles Azules
- Eslabon Armado
- Grupo Firme
Na análise da plataforma de streaming, a Música Mexicana está, inclusive, “aproveitando seu momento sob o sol colombiano”. Alguns dos resultados do estudo apontam para a interação do mercado mexicano com o colombiano. Os dois países reúnem um histórico de intercâmbio artístico e de mercados através do cinema e da televisão.
Na Colômbia, o segmento aumentou 445% entre 2020 e 2023, acima da média mundial. O Spotify também aponta que o país sul-americano também emerge como um destino de artistas mexicanos. Colaboração com as de Peso Pluma em “QLONA” de Karol G, e Carin Leon com Maluma em “Según Quién”, aquecem os números de streams.
Por outro lado, a Música Mexicana expande as fronteiras. No ano passado, o Grupo Frontera, banda que explora ritmos originais do México, colaborou com o porto-riquenho Bad Bunny em “un100xto”. A canção se tornou a mais ouvida do segmento em um único dia.