O relatório de final de ano da Recording Industry Association of America (RIAA) aponta as receitas da música latina nos Estados Unidos continuaram crescendo em 2022. A receita total foi de US$ 1,1 bilhão, o que representou um aumento de 24% em relação ao ano anterior e, ajustada pela inflação, foi apenas 3% menor que o recorde de 2005.
Além disso, segundo o relatório, apenas os formatos streaming, que correspondem 97% da receita da música latina, representaram mais de US$ 1 bilhão e um crescimento de 25%, o equivalente a US$ 1,06 bilhão. Já os envios pagos já foram o maior impulsionador do streaming, contribuindo com 71% da receita e crescendo mais rápido do que todos os outros formatos digitais, subindo 29% para US$ 758 milhões. O número total de inscrições pagas atingiu o recorde de 92 milhões em 2022. No entanto, esse número não é específico da música latina.
O relatório também traz dados sobre os streams sob demanda com suporte de anúncios, de serviços como YouTube, Vevo e a versão gratuita do Spotify, que aumentaram 24% em relação ao ano anterior, para US$ 230 milhões.
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Ainda de acordo com o documento, este foi o segundo ano de crescimento de dois dígitos para a categoria após uma contração de publicidade, devido a covid-19 em 2020. Em comparação com a receita geral de música nos Estados Unidos, esta categoria suportada por anúncios têm uma participação muito grande líder do mercado, com 21% das receitas totais de música latina, contra 11% no total.
Já os serviços digitais e as receitas de rádio sob demanda (como Pandora, SiriusXM e internet), como consta no relatório, diminuíram 5%, para US$ 73 milhões, e representaram 7% das receitas de streaming. Os downloads de música latina representaram apenas 1% das receitas em 2022 e diminuíram 15% em relação ao ano anterior, para US$ 11,7 milhões.
Embora ainda contribuam com uma pequena porcentagem da receita, os formatos de CD e vinil, segundo o documento, tiveram grande crescimento em 2022. A receita de CD aumentou 60%, para US$ 3,1 milhões, e a receita de álbuns de vinil aumentou 67%, para US$ 9,1 milhões. Os discos de vinil representam pouco menos de 1% da receita da música latina nos Estados Unidos.
“Quando ‘Un verano sin ti’, de Bad Bunny, se tornou o primeiro álbum não inglês a ocupar o primeiro lugar na Billboard 200 ou Becky G, Daddy Yankee, Jhay Cortez, Karol G, Luis Miguel, Rosalía e Sofía Reyes entram no mainstream, ficou claro que a grande popularidade da música latina estava apenas começando. As receitas da música latina nos Estados Unidos em 2022 ultrapassaram US$ 1 bilhão pela primeira vez e cresceram muito mais rápido do que a indústria como um todo. Esta expansão sustentada é prova de uma vontade de novos artistas, música e formas de a ouvir”, declarou Rafael Fernández Jr, vice-presidente sênior de políticas públicas e relações industriais da RIAA.
“Como filho de imigrantes cubanos, minhas memórias musicais mais antigas são as de origem latina, de Lalo Rodrigues a Eddie Ruiz, por isso é realmente maravilhoso ver chegar tão longe esse gênero que tanto me definiu na infância e ao longo de minha dedicada carreira para conectar os formuladores de políticas para apoiar a cultura”, completa Rafael Fernández Jr.
Confira os dados do relatório de fim de ano da RIAA sobre a receita da música latina nos EUA em 2022: