Conhecer o público que consome o seu produto é fundamental para criar uma boa estratégia de conteúdo para redes sociais. Mas, além disso, entender o perfil de usuários de cada plataforma também é muito útil na hora de definir as metas e objetivos, além de escolher mais adequadamente que tipo de conteúdo gerar para cada rede.
Quando o assunto é Twitter, a atenção merece ser redobrada. Por lá, os assuntos são rápidos e a atenção do seu fã é disputada com outros tantos conteúdos, tudo em fração de minutos. Mas, também é um potencial viral. Se o seu assunto cair no gosto da rede e parar nos Trend Topics, a repercussão é garantida!
Pensando nisso, no último dia de 2020 o POPline.Biz é Mundo da Música trouxe 8 resoluções para o ano novo no Twitter. Dentro dele exaltamos a importância de criar tweets direcionados a um público específico e como ele tem muito mais probabilidade de estimular o engajamento no seu perfil.
A partir de dados como gênero, idade, localidade, escolaridade e temas de interesse, o Twitter traçou e divulgou um perfil dos seus usuários. Confira abaixo os insights da plataforma para ajudar no seu planejamento de conteúdo:
Quem são os usuários do Twitter?
A faixa etária dos usuários do Twitter é muito fluída, há basicamente um empate entre os intervalos de idade. De acordo com informações divulgadas pela plataforma, os usuários com até 24 anos e acima de 45 anos, equivalem a 27% cada um deles. Na sequência, os usuários entre 25 e 34 anos, com 25%, e por fim, os 35 e 44 anos, com 21%.
Há também uma equiparidade entre gêneros, por lá o público é 51% masculino contra 49% feminino. Sendo que, a maior parte (52%) desses usuários revelam ter Ensino Médio completo, como grau de escolaridade. Apenas 18% das pessoas que estão no Twitter dizem possuir Ensino Superior completo.
Onde eles moram?
Outro dado importante de se levar em conta quando se é um artista da música é a localização dos seus fãs. Onde eles estão? Qual o seu alcance na região que te interessa? Segundo informações do Twitter, o maior volume de usuários da plataforma está no Sudeste do Brasil, com 50% do total de followers. Em segundo lugar está o Nordeste, com 23%, seguido do Sul com 15%, Centro-oeste com 7% e por último, Norte, com apenas 5%.
O que eles querem ver?
Segundo Twitter, depois de acompanhar a vida dos amigos da vida real, o segundo tema mais querido na rede é “Músicos e bandas”. Ou seja, as pessoas que usam a rede social estão mais abertas ao cenário musical e tudo que está relacionado a ele. Além disso, o assunto “Música” é o segundo a bombar por lá, perdendo apenas para Filmes/Cinema.
Além disso, para auxiliar os geradores de conteúdos, o Twitter criou um calendário exclusivo com datas relevantes separadas por setor e relevância. A partir dele, é possível prever mensalmente temas e conteúdos que terão probabilidade de bombar na rede e entrar na “onda” temática. Clique aqui para acessar o calendário.