in ,

Música em áudio ultrapassa marca inédita de 1 trilhão de streams em 1 ano nos EUA

“As It Was”, de Harry Styles, ficou em primeiro lugar com 558 milhões de streams de áudio nos EUA em 2022, de acordo com dados da Luminate Data

Harry Styles, em "As It Mas", a música com maior número de streams em 2022 nos EUA.
Harry Styles, em "As It Mas", a música com maior número de streams em 2022 nos EUA. Foto: Reprodução/ YouTube

O mercado da música nos EUA atingiu uma marca inédita em 2022: mais de 1 trilhão de streams foram registrados apenas nesse ano no país. Os dados são da Luminate Data, antiga MRC Data/Nielsen Music e foram divulgados pelo MBW. De acordo com o relatório, o número total cresceu 11,9 bilhões em comparação com 2021, quando a contagem anual de streams de áudio de música nos EUA foi de 988,1 bilhões.

Leia Mais:

Segundo o levantamento, a marca de 1 trilhão de streams também é 7 vezes maior do que o número de streams de áudio de música alcançados nos EUA em 2015, quando 142,9 bilhões de streams foram contabilizados no maior mercado de música gravada do mundo, de acordo com dados da Luminate.

Luminate Data, MBW, Streams EUA 2022
Música em áudio ultrapassa marca inédita de 1 trilhão de streams em 1 ano nos EUA. Foto: Luminate Data, MBW, Streams EUA 2022

Para contextualizar o trilhão de fluxos de áudio de música dos EUA deste ano, a Luminate Data fez um paralelo no qual os ouvintes de música passaram cerca de 960.000 anos transmitindo música no mercado em 2022.

A empresa de monitoramento de dados também compartilhou outras estatísticas, incluindo as 5 músicas mais transmitidas de 2022 nos EUA (com dados apurados até 24 de novembro de 2022):

  • “As It Was”, de Harry Styles, ficou em primeiro lugar com 558 milhões de streams de áudio nos EUA em 2022;
  • Em segundo lugar, as “Heat Waves” de Glass Animals geraram 493 milhões de streams de áudio nos EUA em 2022;
  • “Wait For U” de Future ft. Drake e Tems gerou 460 milhões de streams de áudio ficando em terceiro lugar;
  • “Super Gremlin” de Kodak Black (ficou em 4º lugar) e “Me Porto Bonito” de Bad Bunny & Chencho Corleone (em 5º lugar) geraram 443 milhões e 425 milhões de streams de áudio sob demanda nos EUA em 2022, respectivamente.

Enquanto isso, de acordo com o Luminate, durante a semana de lançamento (21 a 27 de outubro de 2022), as músicas do último álbum de Taylor Swift, “Midnights”, representaram 1 em cada 42 streams em todos os Estados Unidos.

EUA: força da música latina, influência de séries do streaming e crescimento de receita

A música latina teve sua maior semana de streaming nos Estados Unidos durante a semana de 12 de maio de 2022, com 1,8 bilhão de streams. Conforme relatado em maio, isso marcou a primeira vez que a música latina superou a música country nos Estados Unidos em uma única semana e foi em grande parte devido ao lançamento do álbum de Bad Bunny, agora indicado ao Grammy, Un Verano sin Ti.

A análise também relata que as transmissões de “Running Up That Hill”, de Kate Bush, aumentaram 20.995% nos Estados Unidos durante a semana de 27 de maio de 2022, depois de aparecer em um novo episódio de Stranger Things da Netflix. Durante o primeiro semestre de 2022, de acordo com a Luminate Data, o streaming de áudio de música aumentou 24,7% em todo o mundo (em territórios globais).

A publicação do novo conjunto de dados da Luminate Data sobre os números de streaming de áudio de música nos EUA em 2022 ocorre dois meses depois que a Recording Industry Association of America (RIAA) publicou seu Relatório de receita da indústria musical semestral de 2022, que mostrou que as receitas de streaming cresceram 10%, de US$ 5,9 bilhões no primeiro semestre de 2021 para US$ 6,5 bilhões no primeiro semestre de 2022.

Kate Bush Hounds of Love
Kate Bush. Foto: Divulgação

 

“Sunflower”, de Post Malone e Swae Lee, quebra recorde histórico da RIAA

Essa receita, que inclui serviços de assinatura paga, serviços com suporte de anúncios, rádio digital e personalizado, representou um crescimento anual, em termos de receita, de US$ 600 milhões. No entanto, no período do ano anterior (1º semestre de 2021), as receitas de streaming de música no meio do ano nos EUA cresceram, em termos de receita, em US$ 1,2 bilhão em relação ao ano anterior, para US$ 5,9 bilhões. A participação o streaming de música nas receitas totais de varejo da indústria ficou praticamente estável no primeiro semestre de 2022, em 84%.