in ,

Mulher da Década pela Billboard, Taylor Swift fala sobre mudança nos contratos com gravadoras e regravação de suas músicas antigas


Coroando um ano de muito sucesso, Taylor Swift foi eleita pela Billboard como a Mulher da Década e por isso estampa a capa da mais recente edição da revista norte-americana.

Além de falar sobre como interage com seus fãs, em especial pelo Tumblr, que ela chamou de “o único lugar da internet onde eu sinto que ainda posso fazer uma piada”, Taylor Swift também falou sobre mudanças na forma que as gravadoras fazem seus contratos com os artistas.

“Temos um longo caminho para seguir. Eu acho que estamos trabalhando com um sistema de contrato antiquado. Estamos galopando em direção a uma nova indústria mas não há nada sobre recalibrar as estruturas financeiras e taxas de compensação, cuidando de produtores e compositores”, afirmou Taylor.

“Nós temos que pensar em como lidar com gravações master, porque isso não é certo. Quando eu me posicionei e falei sobre isso, eu vi muitos fãs dizendo, ‘espere, os criadores desse trabalho não são os donos desse trabalho?'”

“Eu passei dez anos da minha vida tentando rigorosamente comprar os direitos de minhas masters e fui negada a essa oportunidade, e eu simplesmente não quero que isso aconteça com outro artista se eu puder ajudar. Eu quero pelo menos levantar minha mão e dizer ‘isso é algo que um artista deveria conquistar de volta no curso de seu contrato – não como uma manobra de renegociação – e algo que os artistas tenham o primeiro direito de recusa de compra’. Deus, eu teria pago tanto por elas! Qualquer coisa para ter meu trabalho que foi na verdade uma opção de venda, mas não foi feita para mim”, completou a cantora.

E para esquecer seu problema com sua antiga gravadora e seu novo dono, o empresário Scooter Braun, Taylor Swift pensa em regravar todo o seu antigo catálogo de músicas. E sobre isso, ela afirmou: “Eu não sei [quanto tempo isso irá demorar]! Mas será divertido, porque sentirei como se estivesse recuperando uma liberdade e tomando de volta o que é meu.”

“Quando eu criei essa músicas, eu não sabia como elas iriam amadurecer. Voltando pra elas e sabendo que elas significaram algo para as pessoas é na verdade uma forma muito linda de celebrar o que os fãs fizeram por minha música”, concluiu Taylor Swift.

Para a revista Billboard, a cantora também posou para um novo ensaio fotográfico exclusivo. Veja as imagens: