As práticas do mercado fonográfico vêm mudando bastante nos últimos anos e as paradas de sucesso têm que correr para acompanhar isso. A Billboard anunciou uma série de mudanças – ainda sem data marcada para serem colocadas em prática. Elas prometem impactar (e muito!) as paradas dos Estados Unidos, sobretudo os números das semanas de lançamentos de singles e álbuns.
A principal mudança tem a ver com a venda casada que artistas fazem para inflar suas vendas e alcançar posições altas nas paradas de álbuns e singles. É comum artistas lançarem versões físicas de seus álbuns e singles em pacotes juntamente com a versão digital, por exemplo. O fã compra o pacote, recebe imediatamente o link para download da cópia digital, mas só receberá o físico depois de semanas (CD, vinil, K7). Isso não vai funcionar mais.
Justin Bieber, Ariana Grande e 6ix9ine são dados como exemplos
Com as novas regras da Billboard, essa versão digital não contará para as paradas, porque entende-se que o consumidor, na verdade, quis adquirir o produto físico. Quando ele for enviado, então será contabilizado. Os nomes de Justin Bieber, Ariana Grande e 6ix9ine – todos nº1 na Hot 100 em 2020 usando essas práticas – são citados na matéria da Billboard:
“A prática de vender vinil, CDs ou outros lançamentos físicos que não serão fabricados e enviados aos consumidores por semanas ou meses – ao mesmo tempo em que oferece um download digital que pode ser resgatado instantaneamente – tornou-se difundida ultimamente, com artistas como Justin Bieber, Ariana Grande e 6ix9ine, que usaram a tática recentemente para melhorar suas posições nas paradas. As mudanças nas regras tornarão essa tática ineficaz”, diz a Billboard.
Por que a Billboard está alterando suas regras?
O intuito da empresa é que as paradas reflitam bem a decisão dos consumidores na hora da compra. A Billboard 200 e a Billboard Hot 100 não são, afinal, paradas de camisas e acessórios mais vendidos.
Como informado anteriormente, para que um “pacote” de álbum/single + produto pontue para as paradas da Billboard, o preço de cada item deverá ser especificado e todos eles deverão estar disponíveis para venda separadamente. Assim, a Billboard terá a real noção DO QUE o consumidor está de fato adquirindo: é o álbum ou o ingresso? É o single ou a camisa? Além disso, a venda deverá ser feita exclusivamente na loja dos artistas, sem envolvimento de terceiros.