A Mostra Maré de Música, projeto integrante da Redes da Maré, se desdobra como um importante formador de agentes para o mercado, profissionalizando artistas do conjunto de favelas da Maré. Através de um edital, a iniciativa selecionou oito nomes em ascensão e vai realizar uma série de encontros com profissionais do mercado para potencializar as carreiras desses artistas.
Durante dois dias, o projeto realiza formações sobre Marketing e distribuição digital: Estratégia e Planejamento com Jullie Stefanini, da Altafonte, e Marina Mattoso, da Agência Jangada; Empresariamento artístico e produção cultural com Ana Paula Paulino, da Ubuntu Produções; Música & Negócios com o Fernando Dourado, da Altafonte Editora, e Miguel Toscano, da UBC; e Educação Financeira, com Igor Bonatto, fundador do Noodle, primeiro banco digital para criadores.
Leia Mais:
- Escola Música & Negócios lança workshop sobre a profissão do A&R
- Heloisa Aidar assume direção global da Altafonte Music Rights
- ‘Conexões UBC’ retorna com debate ‘Olha o crédito! Identificadores te ajudam a receber royalties!’
Na segunda-feira (21), os finalistas do Edital Mostra Maré de Música terão um encontro sobre Marketing e distribuição digital: Estratégia e Planejamento com a Jullie Stefanini, da Altafonte, e Marina Mattoso, da Agência Jangada. No encontro, as mentoras vão conversar sobre o Ecossistema da Música; Marketing Digital, desde a estratégia e o planejamento, passando pelos príncipios básicos; plataformas digitais e ferramentas para artistas, pensando em melhores práticas e debatendo cases de sucesso; além de conversar sobre distribuição e pitching nas lojas/plataformas digitais.
No mesmo dia, Ana Paula Paulino, da Ubuntu Produções, conversa com os contemplados do edital sobre empresariamento artístico e produção, passando por temas como agenciamento artístico e estratégia de desenvolvimento de carreira para artistas, sempre passando por suas experiências, iniciativas, para trazer dicas dentro da sua trajetória no mercado com artistas independentes.
Já na terça-feira (22), haverá um encontro com o Fernando Dourado, da Altafonte Editora, e com Miguel Toscano, da UBC, para debater sobre Música & Negócios: Princípios básicos do direito autoral e o seu funcionamento; ECAD: Arrecadação e Distribuição; UBC e o Direito Autoral; Sociedades de Autores e Editoras ; Formas de monetização sincronização, execução pública, direitos conexos, licenciamento digital; Música, Copyright e Tecnologia.
No segundo bloco da oficina, o tema central será de Educação Financeira, com o Igor Bonatto, do Noodle, que trará dicas básicas da plataforma Noodle, além de conversar sobre o CNPJ na Música, formalização como MEI, microempresas, entre outros.
Edital Mostra Maré de Música
O projeto é responsável por democratizar e diversificar o acesso à cultura a partir de encontros inéditos no Centro de Artes da Maré (CAM), com uma curadoria atenta a artistas das periferias do país, em especial do Conjunto de Favelas da Maré. Agora, em uma iniciativa inédita, a Mostra Maré de Música vai não só abrir seu palco a esses nomes ascendentes, mas também oferecer um suporte completo para que esses artistas se profissionalizem e se insiram no mercado com uma potência adequada à força de seus trabalhos artísticos.
A Mostra apresenta o Edital Mostra Maré de Música, voltado a artistas do Conjunto de Favelas da Maré. Com uma série de ações que vão desde a gravação de um single e um videoclipe, até apresentações no próprio projeto, outras ações exclusivas serão as formações com mentores do mercado da música.