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Mostra Maré de Música promove dois dias de formação para artistas

Artistas contemplados no primeiro Edital Mostra Maré de Música terão encontros com profissionais sobre temas do mercado da música, como marketing e distribuição digital, empresariamento artístico, direitos autorais e educação financeira
Mostra Maré de Música promove dois dias de formação para artistas do conjunto de favelas da Maré
Marina Mattoso, Igor Bonatto, Ana Paula Paulino; Miguel Toscano, Jullie Steffanine e Fernando Dourado. Foto: Divulgação

A Mostra Maré de Música, projeto integrante da Redes da Maré, se desdobra como um importante formador de agentes para o mercado, profissionalizando artistas do conjunto de favelas da Maré. Através de um edital, a  iniciativa selecionou oito nomes em ascensão e vai realizar uma série de encontros com profissionais do mercado para potencializar as carreiras desses artistas. 

Durante dois dias, o projeto realiza formações sobre Marketing e distribuição digital: Estratégia e Planejamento com Jullie Stefanini, da Altafonte, e Marina Mattoso, da Agência Jangada; Empresariamento artístico e produção cultural com Ana Paula Paulino, da Ubuntu Produções; Música & Negócios com o Fernando Dourado, da Altafonte Editora, e Miguel Toscano, da UBC; e Educação Financeira, com Igor Bonatto, fundador do Noodle, primeiro banco digital para criadores.

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Na segunda-feira (21), os finalistas do Edital Mostra Maré de Música terão um encontro sobre Marketing e distribuição digital: Estratégia e Planejamento com a Jullie Stefanini, da Altafonte, e  Marina Mattoso, da Agência Jangada. No encontro, as mentoras vão conversar sobre o Ecossistema da Música; Marketing Digital, desde a estratégia e o planejamento, passando pelos príncipios básicos; plataformas digitais e ferramentas para artistas, pensando em melhores práticas e debatendo cases de sucesso; além de conversar sobre distribuição e pitching nas lojas/plataformas digitais. 

No mesmo dia, Ana Paula Paulino, da Ubuntu Produções, conversa com os contemplados do edital sobre empresariamento artístico e produção, passando por temas como agenciamento artístico e estratégia de desenvolvimento de carreira para artistas, sempre passando por suas experiências, iniciativas, para trazer dicas dentro da sua trajetória no mercado com artistas independentes.  

Já na terça-feira (22), haverá um encontro com o Fernando Dourado, da Altafonte Editora, e com Miguel Toscano, da UBC, para debater sobre Música & Negócios: Princípios básicos do direito autoral e o seu funcionamento; ECAD: Arrecadação e Distribuição; UBC e o Direito Autoral; Sociedades de Autores e Editoras ; Formas de monetização  sincronização, execução pública, direitos conexos,  licenciamento digital; Música, Copyright e Tecnologia. 

No segundo bloco da oficina, o tema central será de Educação Financeira, com o Igor Bonatto, do Noodle, que trará dicas básicas da plataforma Noodle, além de conversar sobre o CNPJ na Música, formalização como MEI, microempresas, entre outros. 

Edital Mostra Maré de Música

O projeto é responsável por democratizar e diversificar o acesso à cultura a partir de encontros inéditos no Centro de Artes da Maré (CAM), com uma curadoria atenta a artistas das periferias do país, em especial do Conjunto de Favelas da Maré. Agora, em uma iniciativa inédita, a Mostra Maré de Música vai não só abrir seu palco a esses nomes ascendentes, mas também oferecer um suporte completo para que esses artistas se profissionalizem e se insiram no mercado com uma potência adequada à força de seus trabalhos artísticos.

A Mostra apresenta o Edital Mostra Maré de Música, voltado a artistas do Conjunto de Favelas da Maré. Com uma série de ações que vão desde a gravação de um single e um videoclipe, até apresentações no próprio projeto, outras ações exclusivas serão as formações com mentores do mercado da música. 

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