Gerações de fãs dos filmes de “Harry Potter” se despedem nesta quinta-feira (28) de Michael Gambon. O ator, famoso por interpretar o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, em seis dos oito filmes da franquia, morreu aos 82 anos. A família confirmou a partida em uma declaração emitida pela agente de relações públicas Clair Dobbs. Segundo a agência de notícias PA Media, ele morreu “pacificamente no hospital”.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama”, declarou a família. O texto foi divulgado pelo assessor do ator.
Michael Gambon pode ser considerado como um dos atores mais admirados por quem cresceu assistindo “Harry Potter”. Nascido em em Dublin, Irlanda, começou a atuar no teatro no início dos anos 1960. Mais tarde, estrou na TV e no cinema. Ele ingressou na franquia a partir do terceiro filme, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, para substituir Richard Harris, que morreu em 2002 vítima de um câncer.
O ator irlandês ainda teve destaques nas telonas em fiilmes como “Kingsman” e “O Discurso do Rei”, vencedor do Oscar de Melhor Filme.