Maggie Smith, que ganhou fama mundial ao viver a professora Minerva McGonagall nos filmes de “Harry Potter”, morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pelos filhos da atriz, Toby Stephens e Chris Larkin, nesta sexta-feira (27) por meio de um comunicado.
LEIA MAIS:
- Vá rever os filmes porque a série “Harry Potter” pode ficar só para 2027
- “Harry Potter”: série quer ter mais diversidade e inclusão que os filmes, dominados por brancos
- HBO testa crianças entre 9 e 11 anos para novo “Harry Potter”
(Foto: IMDb)
“É com grande tristeza que temos que anunciar a morte de Dame Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó”, diz a nota.
Com mais de 60 filmes no currículo e um Oscar de Melhor Atriz em 1969, Margaret Natalie “Maggie” Smith nasceu em Ilford, Essex, Reino Unido e trilhou uma carreira no teatro, cinema e televisão. Em 2001, ela interpretou pela primeira vez a personagem que viria a ser uma das mais famosos de sua carreira, a professora de Transfiguração e vice-diretora de Hogwarts, Minerva McGonagall.
Em 2008, durante as gravações de “Enigma do Príncipe”, quinto filme da saga inspirada nos livros de J. K. Rowling, ela foi diagnosticada com câncer de mama e se submeteu a sessões de quimioterapia. A atriz fez questão de concluir as cenas da produção e recorreu à ajuda da equipe de caracterização para cobrir a falta de cabelos.