Divulgação
in

Morre o Jornalista e Pesquisador Musical, Zuza Homem de Mello, aos 87 anos

Divulgação

O músico, escritor, Jornalista e Pesquisador Musical Zuza Homem de Mello, morreu neste domingo (4) aos 87 anos. De acordo com a publicação da família em uma rede social, Zuza morreu em casa enquanto dormia em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Segundo a família, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio enquanto dormia em seu apartamento, em São Paulo. O velório será realizado em cerimônia reservada, à tarde, apenas para familiares.

“Com enorme dor no coração comunico que perdemos nosso querido Zuza. Ele morreu dormindo, de infarto, após termos brindado na noite de ontem todos os projetos bem sucedidos. Em 35 anos de uma vida compartilhada, pude testemunhar o amor desse homem pela vida, pelo seu trabalho e pela música. Zuza nos deixou em paz após viver uma vida plena!”, diz a publicação.

Especialista em jazz e Música Popular Brasileira, Zuza iniciou a carreira como contrabaixista profissional, tendo passado uma temporada nos Estados Unidos no final dos anos 50. De volta ao Brasil, trabalhou como engenheiro de som na TV Record durante a década de 60. Ele ainda apresentou programas de rádio, atuou como produtor musical e escreveu livros sobre a história da MPB, como “A Canção no Tempo”, em parceria com Jairo Severiano, e “A Era dos Festivais”.

Desde 1958, Zuza realizou palestras e cursos sobre Música Popular Brasileira e jazz no Brasil e no exterior, tendo sido também jurado de alguns do mais importantes festivais de música no Brasil.

Entre 1977 e 1988, Zuza concentrou suas atividades no rádio e na imprensa, produzindo e apresentando programas e fazendo crítica de música popular para o jornal O Estado de S. Paulo, além de outras publicações no Brasil e no exterior.

Em 1997, Zuza coordenou a Enciclopédia da Música Brasileira.

Zuza Homem de Mello foi comentarista da Rádio Metrópole. Em entrevista recente a Mário Kertész, no dia 6 de julho, o pesquisador falou sobre seu último projeto: a primeira biografia do cantor e compositor João Gilberto. Ele finalizou o livro na última terça (29).

Desde 2018, Zuza ocupava a cadeira 17 da Academia Paulista de Letras.

 

Escrito por Redação POPLine

Conheça o significado dos principais termos usados no universo do K-Pop

Anitta divulga live de reunião do RBD e fãs suspeitam de participação da cantora no evento