Na manhã desta terça-feira (9), faleceu o ex-deputado federal do Rio de Janeiro, David Miranda, aos 37 anos. Ele completaria 38 anos de vida na próxima quarta-feira (10). Após nove meses internado na UTI, a morte do parlamentar foi confirmada por seu marido, Gleen Greenwald. No cenário político, David ficou bastante conhecido por lutar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Morre Flávia Big Big, influencer trans que viralizou com memes na web
- Luto: Vovó Palmirinha morre aos 91 anos
- Ashten G, sósia de Kim Kardashian, morre após cirurgia plástica
David Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar um quadro de infecção gastrointestinal que se tornou generalizado, após diversas infecções sucessivas. Desde então, o político estava na UTI da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
Ele seria candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados mas, em setembro do mesmo ano, a Justiça Eleitoral reconheceu a renúncia de sua candidatura, após a família anunciar a desistência da disputa de Miranda devido ao seu estado de saúde.
No Twitter, Gleen Greenwald confirmou o falecimento de seu marido e relembrou a vida extraordinária de David Miranda. “É com enorme tristeza e pesar que eu anuncio o falecimento do meu marido David Miranda. Ele faria 38 anos de idade amanhã. Seu falecimento nesta manhã vem depois de uma luta de 9 meses no CTI. David passou em paz, cercado de nossos filhos, familiares e amigos”, lamentou o viúvo.
“David era singular: o homem mais forte, apaixonado e compassivo que já conheci. Ninguém tinha uma palavra ruim para ele. Não consigo descrever a perda e a dor. Farei o possível para honrar seu legado: nossos filhos e ONGs”, escreveu Greenwald.
LEIA MAIS:
- Morre, aos 52 anos, Reges Bolo, vocalista da banda O Surto
- Morre funkeiro MC Biel Xcamoso aos 24 anos em acidente de carro
- Jeremy Renner achou que ia morrer e escreveu carta de despedida
Confira abaixo as publicações e homenagens de Gleen Greenwald sobre o lamentável falecimento de David Miranda.
É com enorme tristeza e pesar que eu anuncio o falecimento do meu marido @davidmirandario. Ele faria 38 anos de idade amanhã.
Seu falecimento nesta manhã vem depois de uma luta de 9 meses no CTI. David passou em paz, cercado de nossos filhos, familiares e amigos. pic.twitter.com/AANamJvxIj
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
A vida de David foi extraordinária em todos aspectos. Sua mãe faleceu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão na Jacarezinho.
Uma vizinha linda, Dona Eliane, acolheu David e, apesar da pobreza e de já ter 4 filhos, se tornou a Mãe de David e lhe deu uma chance de vida. pic.twitter.com/PplEH7sPLh
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
Ela deu a David a chance de viver todo o seu enorme potencial, superando as barreiras para um menino como ele.
Foi central nas reportagens do Snowden, o primeiro homem abertamente gay eleito vereador do Rio, e depois deputado. Sua biografia, paixão e força inspira muitos. pic.twitter.com/EpLIFkvplP
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
As origens de David alimentaram muitas noções pré-concebidas naqueles que não o conheciam.
Qualquer pessoa que o conheça atestaria que não há ninguém com tamanha força e tão cheio de vida. Teve muito orgulho de ter sido escolhido pela revista TIME como Líder da Próxima geração. pic.twitter.com/gJRnBArJy3
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
Mas acima de tudo, o maior sonho de David, aquilo que mais enchia seu coração, o seu maior propósito, era ser Pai. Era um pai dedicado e amoroso. Me ensinou a ser pai.
E nossos filhos incríveis – com seu próprio início de vida difícil – são o maior legado de David. pic.twitter.com/GCmj96FXn8
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
Quando David chegou ao hospital no último dia 6 de agosto, disseram-me que havia poucas chances de sobreviver naquela semana. Ouvi o mesmo 3 vezes desde então.
Sendo David, recusou. Os últimos 4 meses deram à nossa família os mais belos momentos juntos.https://t.co/2HJEQfid7n
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
David era singular: o homem mais forte, apaixonado e compassivo que já conheci. Ninguém tinha uma palavra ruim para ele. Não consigo descrever a perda e a dor. Farei o possível para honrar seu legado: nossos filhos e ONGs.
E eu sei que muitos irão celebrá-lo e seu impacto. pic.twitter.com/4YQxSXZcp0
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023