O cantor, compositor e músico Cassiano, de 78 anos, autor de músicas como “Primavera” e “A Lua e Eu” morreu nesta sexta-feira (7) no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o fim do mês abril no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio. Cassiano morreu em decorrência de uma arritmia cardíaca, de acordo com informações confirmadas pela sobrinha do músico, Verônica Cassiano, para a Folha de S.Paulo.
A Secretaria de Saúde do Estado do Rio reafirmou em comunicado que Cassiano não chegou com Covid nem foi infectado durante o período de internação. O cantor e compositor já havia passado por uma cirurgia para retirar parte de um pulmão, o que teria complicado seu quadro, segundo O Globo.
Genival Cassiano dos Santos, Paraibano de Campina Grande, é considerado um dos precursores do soul brasileiro, compondo os principais sucessos gravados pelo Tim Maia, como “Primavera” e “Eu amo você”. Suas músicas também foram gravadas por Marisa Monte, Djavan, Alcione e Ivete Sangalo. Álbuns de sua discografia, como “Apresentamos nosso Cassiano” (1973) e “Cuban soul” (1976), são reconhecidos na indústria musical por reunir influências diversas, de Stevie Wonder a Lupicínio Rodrigues, em uma sonoridade de personalidade única.
Artistas lamentaram o falecimento do artista nas redes sociais:
Cassiano, o imenso Cassiano, partiu do plano fisico e se mudou de vez pra dentro de nosso coração.
A indústria fonográfica não te merecia mestre.
Que os anjos possam ser uma platéia a sua altura.
Obrigado por nos inspirar.
Descanse em som e paz.
😔😔😔😔 pic.twitter.com/xe6xwNq5mk— emicida (@emicida) May 7, 2021
Um dos grandes nomes da soul music brasileira acaba de partir. Cassiano deixa um … https://t.co/iEx1PHx4rd pic.twitter.com/Y9HxIG5DEW
— djavanoficial (@djavanoficial) May 7, 2021
Muito tristes aqui pela noticia da morte do Cassiano. Um dos maiores. Em 2019, a Roberta Martinelli nos convidou para gravar um cover para o programa Cultura Livre e escolhemos “Eu Amo Você”, música que marcou nossas infâncias. Descanse em paz… pic.twitter.com/jHgbsiJDCz
— ternorei (@ternorei) May 8, 2021
Conheça mais sobre o legado deixado pelo autor, abaixo: