DEDOC/Reprodução
A cantora Miúcha
in

Morre a cantora e compositora Miúcha, aos 81 anos; relembre a sua trajetória

DEDOC/Reprodução

Morreu no final da tarde desta quinta-feira (27) a cantora e compositora Miúcha, nome artístico de Heloísa Maria Buarque de Hollanda, aos 81 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde ela estava internada. A cantora sofreu uma parada respiratória.

Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim, ela era irmã de Chico Buarque, Ana de Hollanda e Cristina Buarque. Foi casada com o compositor João Gilberto, com quem teve uma filha, a cantora Bebel Gilberto.

Miúcha lançou dezessete discos, solos e em parcerias, ao longo dos quarenta anos de carreira. 

Conheça um pouco mais a trajetória da cantora:

Nascida no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1937, Miúcha mudou-se com a família para São Paulo ainda na infância, mesmo período em que começou a cantar.

Nos anos 1960, viveu em Paris, onde estudou história da arte. Durante uma viagem de férias à Itália, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que a apresentou ao compositor João Gilberto.

Com ele, Miúcha foi casada durante oito anos e teve uma filha, a cantora Bebel Gilberto.

Em 1975, a artista fez sua primeira gravação profissional no disco “The Best of Two Worlds”, uma parceria entre João Gilberto e Stan Getz.

 

No mesmo ano, ela se apresentou no Newport Jazz Festival, fez espetáculos com Stan Getz e participou de uma faixa no disco “Urubu”, de Tom Jobim. 

Após este lançamento, a artista tornou-se parceira de Tom Jobim e fez apresentações com Vinicius de Moraes, Jobim e Toquinho.

Um de seus discos mais marcantes foi “Miúcha & Tom Jobim”, lançado em 1979, com sucessos como ‘Triste Alegria’  e ‘Dinheiro em Penca’.

 

 
 
 
Ao longo das décadas seguintes, lançou mais dez discos, entre eles Segura a Coisa (1982), com a música de mesmo nome do bloco de Carnaval de Olinda, Miúcha Canta Vinicius (2003) e Ao Vivo no Paço Imperial (2015), seu último álbum.
 
Um grande nome da MPB e sempre será lembrada dessa forma.

Escrito por Redação POPLine

“Nasce Uma Estrela” tem nova exibição em cinemas dos Estados Unidos por demanda popular

Alessia Cara tenta completar letras de hits de Rihanna, Britney Spears e Destiny’s Child em brincadeira