O mundo da música foi pego de surpresa nesta segunda-feira (13) com a notícia da morte de Moraes Moreira. O corpo do cantor e compositor de 72 anos foi encontrado esta manhã em seu apartamento na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. “A gente não sabe direito o que ocorreu. Nem eu, nem as irmãs sabemos”, disse o irmão Eduardo Moraes. Não se sabe ainda a causa da morte.
De acordo com o Blog do Marrom, o também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor confirmou a informação. Emocionado, o artista limitou-se a dizer que Moraes teria falecido durante o sono.
> Última letra escrita por Moraes Moreira falava sobre Coronavírus e Marielle Franco
Em vida, Moraes Moreira gravou mais de 60 álbuns entre a carreira solo, Trio Elétrico Dodô e Osmar, bem como sua parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. Mas o trabalho em conjunto mais conhecido do cantor foi com os Novos Baianos, ao lado de Pepeu, Baby do Brasil (ex-Consuelo), Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, com quem permaneceu entre 1969 e 1975.
O trabalho mais celebrado do grupo é “Acabou Chorare” (1972), frequentemente referenciado como um dos melhores trabalhos da música popular brasileira de todos os tempos. Em 2016, os antigos colegas se reuniram em turnê comemorativa após 17 anos.
Artistas começaram a se manifestar nas redes sociais:
Moraes, obrigada por tudo
— PITTY (@Pitty) April 13, 2020
Moraes é dono de uma obra divina. Junto com Galvão é autor de canções tão lindas e singulares, dupla que tem aquela mão cheia que estabelece padrões inaugurais e iluminam o futuro.
— Nando Reis (@nando_reis) April 13, 2020
Moraes Moreira tb era cordelista, na sua derradeira aventura fez um folheto sobre o coronavírus. Uma estrofe:
Até aceito a Polícia
Mas quando muda de letra
E se transforma em milícia
Odeio essa mutreta,
Pra combater o que alarma
Só tenho mesmo uma arma
Que é a minha caneta— xico sá (@xicosa) April 13, 2020
Moraes Moreira fez revolução nos meus ouvidos.
Muito obrigada! pic.twitter.com/JdFtmrKep8— ana caetano (@anacaetanoc) April 13, 2020
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do músico e ilustre rubro-negro Moraes Moreira. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste. 🙏 #CRF pic.twitter.com/wCbMjwRJoD
— Flamengo (de 🏠) (@Flamengo) April 13, 2020
Moraes Moreira nos deixa pra encantar o céu. Por aqui, ele fez a alegria do Brasil. Encontrei c/ ele poucas vezes, mas foram marcantes. Inesquecível show que assisti no Festival de Águas Claras, ele, o violão, nos entretendo por duas horas. Vai sereno, Moraes. #RipMoraesMoreira pic.twitter.com/RUWjU8q5qj
— Luiz Thunderbird (@LuizThunderbird) April 13, 2020
Perdemos Moraes Moreira… 😓🙏🏼 #moraesmoreira
— João Barone (@RealBarone) April 13, 2020
💫 A Bahia e o Bahia choram. Um dos maiores ícones da nossa Música e Carnaval, o eterno Moraes Moreira nos deixou nesta manhã chuvosa de segunda-feira. Ai ai, saudade, você vai nos matar. pic.twitter.com/99fQCUlL3b
— Esporte Clube Bahia (de 🏠) (@ECBahia) April 13, 2020