Saindo das rodas de discussões políticas, a diversidade também é um tema amplamente estudado nas academias. E um tema importantíssimo. Prova disso foi o que fez o estudante brasileiro Danilo Pedrazza, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, agora mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
Sua dissertação não poderia ser mais inclusiva. Inspirada na música “Ouro”, de Pabllo Vittar e Urias, Danilo apresentou, montado, com direito a peruca ruiva e maiô com as cores do arco-íris, seu trabalho: “A sua voz não está mais escondida: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia”.
Com 250 páginas, o trabalho de Danilo fala sobre a representatividade que Pabllo Vittar tem, utilizando trechos de matérias internacionais com a drag queen, divulgadas nos Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra. Segundo a análise do estudante brasileiro, Pabllo é vista como um exemplo de superação ao superar o preconceito e conquistar o sucesso.
O resultado: Danilo conquistou a nota mais alta de seu curso de mestrado e celebrou seu novo título com uma linda publicação no Instagram, com direito a foto ao lado de Pabllo Vittar. “Acabo o mestrado mais orgulhoso do que nunca por ter feito um estudo com todo meu coração, dedicação e amor em um país ainda muito conservador e homofóbico, que agora tem a minha dissertação como a primeira sobre drag queen da história recente”, escreveu Danilo.