in ,

Mokambo e suas referências blues e pop no novo single; ouça “Paladar”

Canção fala sobre as dificuldades de caminhar juntos em um relacionamento desgastado pela rotina. “Paladar” ganhará em breve um clipe

Banda Mokambo | Foto: Samanta Toledo

Dando sequência a divulgação de bandas independentes do cenário brasileiro, hoje falaremos do trio carioca Mokambo. A banda mescla um som intenso e, ao mesmo tempo, pop em canções onde elementos do blues e do pop rock nacional se mesclam. O novo single, “Paladar”, é uma canção sobre as dificuldades de caminhar juntos em um relacionamento desgastado pela rotina. Já disponível nas principais plataformas, a faixa ganhará em breve um clipe.

LEIA MAIS: 

Ouça a nova a aposta da Mokambo no player a seguir:

Nesta composição, Mokambo se volta para as relações em geral, com um olhar radiofônico inspirado por artistas como The Wallflowers e Suricato. A letra fala sobre uma união prestes a se perder pelo desgaste e questões cotidianas, do ponto de vista de uma pessoa que lamenta e não se conforma em perder outro alguém tão especial.

Capa do single “Paladar”, da Mokambo | Foto: Divulgação

Sobre o projeto: “Mokambo” significa cabana, refúgio na mata para os negros escravizados, quilombo. A palavra que nomeia a banda é uma referência à raiz que corre por suas veias e ecoa no som, influenciado pelo folk, rock e blues, música primordialmente negra.

O quarteto embrionário se reuniu pela primeira vez no Rio de Janeiro em 2019, cantando o cotidiano da vida, dos relacionamentos, do amor, da crítica, buscando entre palavras e sons uma reflexão para esse turbilhão de sentimentos.

Durante a pandemia, a Mokambo seguiu respirando e Bruno Leiroza (voz, guitarra e gaita) continuou compondo e articulando com Pablo Rodrigo (bateria) o retorno aos palcos e à “nova vida normal” pós-quarentena. Chegaram Budah Marcio (baixo) e Rafael Lima (guitarra) para completar a formação.

A nova canção, “Paladar”, vem na esteira do impactante single “Não Consigo Respirar”, uma composição que coloca em primeiro plano o DNA da banda – um grupo orgulhosamente formado por músicos negros. O título do single é uma referência clara aos assassinatos de Eric Garner e George Floyd pela polícia nos EUA, mas que traz o debate do racismo para o Brasil de João Pedro, Miguel, Amarildo.

Assista ao clipe a seguir:

Esta foi a primeira faixa da banda nas plataformas, seguida por “Amor e Drama”, também de 2020; e “Eu não soube dizer que te amo”, “Fica bem” e “Onde o amor chamou”, todas de 2021. Agora, “Paladar” abre oficialmente os trabalhos em 2022, com o EP previsto para ser lançado em breve.