Um caso brutal de assassinato gerou indignação na internet. No último dia 24, o congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, de 24 anos, foi agredido até a morte no Rio de Janeiro. A vítima tinha ido a um quiosque situado na praia da Barra, onde prestava serviço, para cobrar o pagamento por dois dias trabalhados. Ao chegar no local, ele foi amarrado e espancado por 15 minutos. O crime chocou não só os internautas, como alguns famosos, que se mobilizaram nas redes.
LEIA MAIS:
- Justiça de Goiás inicia partilha da herança de Marília Mendonça
- Esposa de Léo Batista é encontrada morta na piscina de casa
- Pepita comenta falas transfóbicas no BBB22
A hashtag “JustiçaParaMoise” está no topo dos assuntos mais comentados do Twitter. O cantor Chico César, um dos famosos que se sensibilizaram com o caso, compartilhou três vídeos sobre o acontecido em seu Instagram.
Em umas das publicações, o artista faz questão de contar a história de Moïse e fazer um resumo sobre o assassinato. No segundo vídeo, ele traz um trecho de uma reportagem do SBT, que mostra o desabafo de um parente da vítima.
No outro post, o cantor trouxe um vídeo do velório de Moïse e escreveu: “Cenas de luto, dor e indignação. Moise Mugenyi Kabagambe não foi assassinado a sangue frio somente por cobrar R$ 200 em seu local de trabalho. Esse crime tem cor e tem sotaque.”
O humorista Paulo Vieira também não deixou o crime passar, ele postou uma foto em seu Instagram com o texto: “Justiça por Moïse Mugenyi”.
A mesma foto foi publicada por Preta Gil, que escreveu: “Até quando pessoas pretas vão morrer apenas por existirem e correrem atrás de seus direitos? É revoltante, triste e desanimador ter que ler ainda notícias desumanas como essa. Um jovem de apenas 25 anos, tinha a vida pela frente… Justiça por Moïse Mugenyi e por tantos outros que morrem diariamente por injustiça e preconceito”.
Daniela Mercury e Emicida também utilizaram tal imagem para mostrar comoção.
#JusticaPorMoiseMugenyi pic.twitter.com/xZaLSS2CSw
— Daniela Mercury (@danielamercury) February 1, 2022
#justicaparaMoise pic.twitter.com/TvsLmcIJGd
— emicida (@emicida) February 1, 2022
Claudia Abreu, por sua vez, compartilhou parte do depoimento da mãe de Moïse, Ivana Lay, publicado no jornal “O Globo”. Na legenda, a atriz escreveu “BÁRBARIE!”.
A atriz Juliana Alves também publicou um vídeo com desabafo da família e pediu por justiça. “Que país é esse que deixa impune tantos bandidos em situação de poder, que oprimem e violentam a população pra que ela não tenha direitos básicos? E nem no momento da morte a dignidade de um corpo negro é respeitada? Vamos cobrar justiça!!”, escreveu.
O mesmo vídeo foi compartilhado pela cantora Mariana Aydar.
Além disso, os atores Leona Cavalli, Emiliano d’Avila e Alexia Dechamps também usaram suas redes para falar do crime. Os artistas se mostraram horrorizados com a notícia, compartilharam reportagens e imagens pedindo justiça.
Outros nomes conhecidos do grande público como os cantores Emicida e Mateus Carrilho e o jogador de futebol Gabigol também manifestaram solidariedade e desejo por justiça:
#justicaparaMoise pic.twitter.com/TvsLmcIJGd
— emicida (@emicida) February 1, 2022
#justicaPorMoise https://t.co/HCnfXtGIP6
— MATEUS CARRILHO (@mateuscarrilho) February 1, 2022
Esse não é o Rio que aprendi a amar e que me recebeu de braços abertos!!! Queremos justiça, não podemos normalizar crimes como esse!! Que seja feita justiça a Moïse Mugenyi e toda sua família!! Estamos juntos de vocês!!! ✊🏾✊🏿 #JusticaPorMoiseMugenyi pic.twitter.com/nAiVTwepaE
— Gabi (@gabigol) February 1, 2022
A campeã do “BBB21“, Juliette, também se manifestou sobreo o assassinato em suas redes sociais.
Moïse buscou refúgio, acolhimento e dignidade e encontrou RACISMO e XENOFOBIA no nosso país. Que lugar é esse onde uma vida vale menos que umas diárias de trabalho?!
Queremos #JustiçaporMoise pic.twitter.com/w0NPxpPE45
— Juliette (@juliette) February 1, 2022
Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!