A estética gamer está muito presente no mundo da música, não há como negar! “Modo Turbo” de Luísa Sonza, Anitta e Pabllo Vittar deixou isso bem claro, mas você sabia que inúmeros outros artistas também já se inspiraram nesse estilo em seus clipes? Red Hot Chili Peppers, Sia e EXO são alguns deles! Só que os exemplos não param por aí, veja:
LEIA MAIS
“Modo Turbo” é #1! Parceria de Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta estreia no topo do Spotify Brasil
Red Hot Chili Peppers – “Californication”
“Californication” talvez seja o clipe mais conhecido que leva essa estética! No vídeo dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris há referências aos jogos do skatista Tony Hawk, “GTA”, “Donkey Kong Country” e “Crazy Taxi”. A faixa-título do álbum que resgatou o sucesso comercial do Red Hot Chili Peppers raramente fica fora dos shows desde que foi lançada, em 1999.
Sia – “You’ve Changed”
Sia tem seu próprio videogame no clipe de “You’ve Changed”, que mostra diversas pessoas numa espécie de “jogo interativo” em que cada um escolhe o que fazer e para onde seguir!
EXO – “Power”
Os membros do grupo-sul coreano se transformam em personagens heroicos prontos para combater o mal em “Power”. Todos caracterizados, os meninos entregam um clipe cheio de efeitos especiais incríveis!
Iron Maiden – “Speed Of Light”
Em 2015 Iron Maiden fez uma homenagem ao celebrar os 40 anos da indústria dos games com o vídeo de “Speed Of Light”, que mostra o mascote da banda Eddie passando pela evolução do videogame. Na época de seu lançamento o vídeo fez muito sucesso e atualmente acumula mais de 24 milhões de views.
Britney Spears – “Break The Ice”
O clipe de “Break The Ice” de Britney pode não representar um jogo, mas tudo que acontece nele lembra muito a estética de um videogame. Para quem não lembra, no vídeo a cantora aparece como um desenho e combate vilões enquanto a música toca.
Gorillaz – “Garage Palace”
Em 2017 a banda Gorillaz lançou a música “Garage Palace”, que contou com um vídeo cheio de elementos de vídeogame e muitos efeitos. De quebra, ainda é possível encontrar referências a jogos como “Contra”, “Street Fighter” e “Metal Slug”.
Björk – “Hyperballad”
Em “Hyperballad”, Björk mistura a estética dos games para falar sobre opostos como a cidade e a natureza, a tecnologia moderna e o corpo humano. O clipe foi feito pelo cineasta francês Michael Gondry em 1995, uma época em que os efeitos especiais não eram tão avançados!
SF9 – “RPM”
Assim como EXO, o grupo sul-coreano SF9 surgiu todo caracterizado para o clipe de RPM. Todos os integrantes cantam e dançam enquanto vivem aventuras cheias de ação!
DJ Zullu, Preto Show, KHEA – “Sacanagem”
O clipe de “Sacanagem” de DJ Zullu contou com feats. internacionais: os rappers Khea, da Argentina, e o angolano Preto Show. O vídeo, lançado durante a pandemia, impossibilitou os três artistas de se encontrarem, mas isso fez com que eles se tranformassem em avatares de videogame para cantarem juntos!
AOA – “Bingle Bangle”
Mas se você precisa de uma pausa de seus emocionantes jogos de ação, o grupo sul-coreano AOA está aqui para salvar o dia com seu videogame da velha guarda na música “Bingle Bangle”!
Block B BASTARZ – “Selfish & Beautiful Girl”
Em “Selfish & Beautiful Girl”, o grupo Block B BASTARZ une em um único vídeo diversas coreografias de K-pop como se fosse um “Just Dance”. É bem fácil de acompanhar e dá para aprender as danças rapidinho!
Goldfish – “We Come Together”
Goldfish é um grupo de música eletrônica e dance da Cidade do Cabo, África do Sul, composto por Dominic Peters e David Poole. No clipe de “We Come Together” a estética de games prevalece, mostrando personagens pixelados ao longo do vídeo.
Moon Byul feat. SEULGI (Red Velvet) – “Selfish”
Moon Byul e SEULGI, integrante do grupo Red Velvet, se divertem bastante no clipe de “Selfish” ao aparecerem competindo por um prêmio em simuladores de motocicletas e em uma máquina de dança.
Oh My Girl – “Banana allergy monkey”
O grupo feminino Oh My Girl leva todo mundo em aventura divertida no clipe de “Banana allergy monkey”. No vídeo, elas aparecem em vários cenários, como se fossem fases de um jogo!
Blur – “Ong Ong”
No vídeo de “Ong Ong”, da banda Blur, todos os integrantes se vestem como personagens considerados como vilões. Eles aparecem seguindo um emoji sorrindente chamado Sr. Ok em uma aventura que lembra bastante o jogo “Super Mario”.
Röyksopp – “Happy Up Here”
A dupla norueguesa Röyksopp inseriu a estética dos videogames no clipe de “Happy Up Here”, lançado em 2010. Nele, elementos encontrados nos games, como pixels e luzes neon estão presentes.
Katy Perry – “Smile”
Katy Perry lançou um jogo para computador inspirado no clipe de “Smile”. O game oferece brincadeiras envolvendo levantamento de peso, lançamento de facas, dança e muito mais. Além de ter um avatar para representar a cantora, o jogo ainda conta com vários outros personagens.
Pankadon, Aretuza Lovi, MC Loma e as Gêmeas Lacração – “Pac Pac”
No clipe, os monstrinhos do pop funk encontram Aretuza, MC Loma e as Gêmeas Lacração num mundo digital, em um game que acaba se transformando na vida real.
PK e Pocah – “É o Perigo”
Todo inspirado em jogos de videogame dos anos 1980/1990, PK e Pocah se transformaram em personagens de seu próprio jogo, com direito a visuais pixelados e batalhas contra robôs do mal. Tudo isso foi permitido graças ao uso do chroma key, que permitiu que as imagens referentes aos jogos fossem inseridas e interagissem com eles.
Qual deles é o seu favorito? Confira o elogiado clipe de “Modo Turbo”: