Connect with us

O que está procurando?

Milton Nascimento

Milton Nascimento se explica após dizer que música brasileira “está uma merda”; entenda!

Milton Nascimento foi o centro de uma polêmica nos últimos dias. O cantor declarou em entrevista à Folha de S. Paulo que “a música brasileira está uma merda”. Porém, em uma postagem feita em seu Instagram, o cantor explicou que “sua frase foi tirada do contexto da conversa. […] se refere exclusivamente à música feita no mainstream do mercado nacional, consumida pela massa e somente a ela”.

Ver essa foto no Instagram

Fora do contexto, o título de uma reportagem pode levar o leitor a conclusões equivocadas. A frase escolhida para a manchete da entrevista que Milton Nascimento deu à jornalista Monica Bergamo (foto acima) se refere exclusivamente à música feita no mainstream do mercado nacional, consumida pela massa. E só a ela. Justamente por isso, os únicos citados por ele como contra-exemplo foram Maria Gadú e Tiago Iorc, dois dos raros artistas talentosos que transitam nesse universo industrial. Bituca jamais se referiu à nova geração brasileira que, à parte do mainstream musical, tem construído a melhor música desse novo tempo. Milton tem muitos desses artistas por perto. São seus amigos. E conhece profundamente o que eles têm feito por nossa música. Um salve para Zé Ibarra, Tom Veloso, Amaro Freitas, Dani Black, Silva, Rubel, Tim Bernardes, Djonga, Emicida, Beraderos, Rincón Sapiência, Liniker, Marcia Castro, Luedji Luna, Cicero, Mallu Magalhães, Céu e a tantos outros queridos amigos que estão e vão estar sempre por aqui.

Uma publicação compartilhada por miltonbitucanascimento (@miltonbitucanascimento) em

Ainda na mesma entrevista, Milton cita Maria Gadú e Tiago Iorc como nomes de quem ele gosta na nova geração. Cita ainda Criolo — mas diz que “ele não é tão novo”. Na postagem, entretanto, Milton Nascimento aumentou a lista e incluiu artistas de vários gêneros musicais: “Um salve para Zé Ibarra, Tom Veloso, Amaro Freitas, Dani Black, Silva, Rubel, Tim Bernardes, Djonga, Emicida, Beraderos, Rincón Sapiência, Liniker, Marcia Castro, Luedji Luna, Cicero, Mallu Magalhães, Céu e a tantos outros queridos amigos que estão e vão estar sempre por aqui”.

Destaques