Conforme o prometido, as lendas do Metallica acabam de lançar seu primeiro álbum em sete anos. O já famigerado “72 Seasons”.
LEIA MAIS:
- Veja as fotos de James Hetfield, do Metallica, e sua nova namorada!
- Metallica inicia ações promocionais do novo álbum apresentando “Lux Æterna” em programa de TV
- Divulgação pesada! Prestes a lançar novo álbum, Metallica anuncia residência em talk show
O novo trabalho de 77 minutos divididos em 12 faixas incorpora elementos de todas as fases da banda em seus 40 anos de estrada, mostrando por que é considerada a maior no universo do metal.
“72 Seasons” caracteriza-se por apresentar uma coleção de músicas estruturalmente pesadas que contaram com a produção de Greg Fidelman com James Hetfield e Lars Ulrich. O novo disco representa o primeiro trabalho de material inédito do Metallica desde “Hardwired… to Self-Destruct”, de 2016. Ouça a seguir:
As canções, segundo os membros da banda
Nesta quinta-feira (13), véspera do lançamento de “72 Seasons”, rolou a “Metallica: 72 Seasons – Global Premiere”, em São Paulo, e o ROCKline marcou presença no evento como forma de prestigiar o novo trabalho da banda.
Por meio de um telão apresentado ao público, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo explicaram o processo de gravação das canções, o conceito das mesmas, além de falar um pouco dos trabalhos visuais das músicas – que eram transmitidos depois falas dos integrantes.
Sobre “72 Seasons”, homônimo do álbum e que foi o último single divulgado antes do efetivo lançamento do disco, o guitarrista Kirk Hammet disse ter sentido a necessidade de criar um riff poderoso e o fez em um dia ao acordar. “Screaming Suicide”, também segundo Kirk, traz influências do rock londrino setentista e oitentista.
Ao falar da segunda faixa do álbum, “Shadows Follow”, James Hetfield disse que tudo o que compõe a canção é uma influência dos tempos áureos do Black Sabbath. É para o baixista Robert Trujillo, a música de vocal melódico que ele mais curte.
Tida como “uma música de surf” por Trujillo, “Sleepwalk My Life Away” tem um toque old school e influências do Surf Music. Lars Urich, o baterista, a define como “música de ritmo moderado”, como o Metallica curte chamar.
LEIA MAIS:
- Ouça o mais novo single do Metallica: “If Darkness Had a Son”
- Confira o lyric video do single “72 Seasons”, do Metallica, em português
- No “Caldeirão”, Sandy surpreende ao cantar música do Metallica; veja!
Um dos carros-chefes do álbum, “Lux Æterna”, tem uma energia Motörhead em sua sonoridade, de acordo com Trujillo. O músico elencou também que é uma das mais difíceis de tocar no baixo.
Já “If Darkness Had a Son” é, por unanimidade, a música “mais f*da”, segundo os membros da banda. James ressaltou que foi a mais bem recebida pelos fãs, visto que fala de uma luta constante contra vícios e tentações, algo tão marcante em sua vida. Do ponto de vista técnico, Kirk a descreve como uma “orgia de ritmos e arranjos”.
A última música do álbum, “Inamorata”, também possui influências de Black Sabbath. É a favorita de Trujillo e o primeiro som do Metallica com 11 minutos.
“72 Seasons” chega em formatos de vinil duplo de 140 gramas (com variantes de edição limitada), em CD e digital. Confira a tracklist a seguir:
1 – 72 seasons
2 – Shadows Follow
3 – Screaming Suicide
4 – Sleepwalk My Life Away
5 – You Must Burn!
6 – Lux Æterna
7 – Crown Of a Barbed Wire
8 – Chasing Light
9 – If Darkness Had a Son
10 – Too Far Gone
11 – Room of Mirrors
12 – Inamorata