Foto: Divulgação
in

Mês da História Negra: YouTube promove ação e artista brasileiro é escolhido para reinventar logotipo

Para homenagear o Black History Month (Mês da História Negra – comemorado nos Estados Unidos), o YouTube anunciou uma ação envolvendo criadores negros em uma série de atividades. A primeira delas foi protagonizada por um brasileiro, o ilustrador Leandro Assis foi convidado para recriar a logomarca do YouTube homenageando as vozes da criatividade negra. As artes dos artistas selecionados serão apresentadas na página inicial do site, junto com conteúdo selecionado de Black Creators.

“No YouTube, acreditamos que as histórias e vozes negras são importantes. Durante o Mês da História Negra, celebraremos histórias, vozes e cultura negra que contribuíram para a criatividade e a inovação no YouTube e em todo o mundo”, revela a plataforma.

Nascido no Rio de Janeiro, Leandro Assis é um artista, escritor e diretor de arte conhecido por suas letras e designs ousados. O brasileiro foi convidado para reimaginar o logotipo do YouTube e trouxe suas referências de letras super bold (realce), paletas coloridas e ilustrações lúdicas, que chamaram a atenção de marcas e agências globais para projetos digitais e campanhas de marketing para os mais diversos cenários.

Foto: Divulgação

Em seu site, Leandro explica que é “interessado em oportunidades onde posso usar o design como ferramenta para falar sobre coisas que me interessam, como cultura negra, temas de gênero e direitos LGBTQ +”. O artista já trabalhou com marcas como Nike, Apple, Disney, Netflix, Nickelodeon, Twitter, Instagram, Google, Facebook, Houseparty, Havaianas, Avon, Melissa, Multishow, Editora Globo, Sony Music, Warner Music e Universal Music. Além da famosa série norte-americana, RuPaul’s Drag Race.

Confira o papo de Leandro com YouTube:

O que o Mês da História Negra significa para você?
Leandro Assis: Acho que o Mês da História Negra é uma data importante para reforçarmos a reflexão sobre as questões da comunidade negra, para termos o respeito que merecemos.

O que te inspirou a criar esta peça?
LA: O que me inspirou a criar esta peça foram os negros ao meu redor. O significado e a importância do nosso cabelo, a forma como dançamos, os ritmos que criamos e a beleza dos nossos diferentes tons de pele.

Como você se inspira na criatividade negra que acontece no YouTube?
LA: A criatividade negra no YouTube foi o que me fortaleceu. Vejo tantas pessoas que se parecem comigo falando sobre coisas que preciso ouvir, e acho isso muito inspirador.

Existe uma mensagem que você gostaria de compartilhar com os jovens negros que estão pensando em se tornar artistas?
LA: Não importa o que você faça, não deixe de lado sua negritude. Não importa o quanto a sociedade lhe peça para fazer isso. O que o trouxe até aqui é importante e é um motivo para ser comemorado.

Em tempo…

O Mês da História Negra é uma comemoração anual originada nos Estados Unidos, onde também é conhecida como Mês da História Afro-Americana. Recebeu reconhecimento oficial dos governos dos Estados Unidos e Canadá e, mais recentemente, na Irlanda, Países Baixos e Reino Unido.

Confira o vídeo que mostra o processo criativo de Leandro:

Escrito por Rafa Ventura

"Não acho que com 17 anos eu vou precisar dela como empresária porque o meu problema agora é mais idade mesmo", disse Melody. Foto: Divulgação

Direto do POPline.space, Melody dispensa Anitta como empresária: “A gente pensa grande”

BBB 21: Karol Conka muda 100%, pede desculpas a Lucas e público desconfia

BBB 21: Karol Conka muda 100%, pede desculpas a Lucas e público desconfia