O mês da Consciência Negra chegou, e com uma série de ações que valorizam e celebram o trabalho de criadores de conteúdo negros do TikTok, com a campanha #MinhaVozImporta. Além disso, no final do mês, a plataforma fecha os trabalhos com três lives show: uma com a cantora IZA, outra com Péricles e para coroar essa celebração uma transmissão com o Olodum.
A partir desta quarta-feira, a campanha será desdobrada, a cada semana, com outras hashtags que abrirão espaço para novos conteúdos autênticos sobre os temas sugeridos pela plataforma. Como parte da ação, a rede social vai promover atividades internas que visam aumentar a consciência racial de seus colaboradores e fomentar iniciativas ainda mais plurais nas comunidades.
Na programação musical, o TikTok fechou uma parceria com o grupo Olodum, que realizará uma live no dia 20 de novembro. Na primeira semana, a plataforma recebe o cantor Péricles e na semana seguinte, será a vez de IZA, mostrar seu talento em uma transmissão ao vivo. A programação completa pode ser acompanhada diretamente na plataforma.
No início da campanha, a plataforma convida ainda seus criadores a compartilharem conteúdos artísticos com as hashtags #MinhaArteImporta, valorizando a música, a arte, o humor, a fotografia, a dança e todos os outros tipos de expressão, além de atividades “Faça você mesmo”, de 4 a 9 de novembro. Na sequência, o chamado de #MinhaBelezaImporta, chega com foco em moda, maquiagem e cabelo, no ar no período de 10 a 15 de novembro.
“O ano de 2020 escancarou os efeitos e os desafios do racismo estrutural. A busca por equidade, inclusão e diversidade é um dos nossos principais compromissos no Brasil. Não se trata de uma ação isolada e restrita ao mês de novembro. Mas sim, de avançarmos num trabalho de longo prazo, dialogando com pessoas e organizações negras estratégicas para o TikTok, e que ganha o reforço com essas ações nesse período. Queremos também inspirar criadores negros para que possam se expressar e trazer à tona qualquer assunto que julguem relevante, pois sabemos que diferentes perspectivas enriquecem a sociedade como um todo. Tudo isso, apostando na criatividade, na alegria, na diversidade e no respeito às nossas políticas, que são marcas registradas do TikTok”, conclui Handemba Mutana, diretor do TikTok no Brasil.
A penúltima hashtag da campanha é #MinhaHistoriaImporta, entre os dias 16 e 20 de novembro, e vai contemplar conteúdos sobre literatura, arquitetura, ancestralidade, culinária e cultura. Fechando o mês, entre os dias 21 e 30, será a vez de falar em #MeuFuturoImporta, trazendo debates sobre educação, empreendedorismo, carreira, motivação, saúde, meio ambiente, tecnologia e games.
Como parte da ação, o TikTok também vai promover atividades internas que visam aumentar a compreensão sobre o racismo e a equidade étnico-racial de seus colaboradores, como parte de um processo educativo de longo prazo, envolvendo todos os níveis. O projeto contará com a participação de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e de Lia Vainer, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Atualização:
O TikTok informou ao POPline que a live da cantora IZA em comemoração ao mês da Consciência Negra não irá mais acontecer. As lives de Péricles e Olodum seguem confirmadas.