O serviço de streaming de música chinês NetEase Cloud Music e a Merlin, agência global de direitos digitais para o setor de gravadoras independentes, estenderam sua parceria estratégica na China. De acordo com o Music Business Worldwide, o acordo de licenciamento de vários anos incluirá acesso a oportunidades adicionais de marketing e promoção para os membros da Merlin.
“A música independente é um foco real em todo o mundo, incluindo na China, e Merlin está entusiasmado em renovar sua parceria com a NetEase Cloud Music e trazer o maior número de gravadoras independentes, distribuidores e outros detentores de direitos e o repertório de seus artistas para a plataforma”, revelou Jeremy Sirota, CEO da Merlin.
Esta nova parceria segue a renovação da Merlin de seu contrato de licenciamento de vários anos com a rival NetEase, a Tencent Music Entertainment, em novembro de 2020. O contrato original entre as empresas foi estabelecido em 2018. Além disso, o contrato concede à NetEase Cloud Music acesso a mais músicas dos membros do da agência em todo o mundo.
Representando mais de 15% do mercado global de música digital, os membros do Merlin representam dezenas de milhares de gravadoras e centenas de milhares de artistas de todos os países do mundo.
Para Ding Bo, vice-presidente da NetEase Cloud Music, o aprofundamento do relacionamento direto com a Merlin marca outro passo importante na estratégia de “trazer música de alta qualidade com estilo, caráter e vitalidade para nossa crescente comunidade de usuários”.
De acordo com um comunicado à mídia, a parceria expandida fornece “a mais membros do Merlin a capacidade de aumentar sua base de fãs por meio de sua exposição ao vasto e crescente público da NetEase Cloud Music na China”. Isso inclui membros do Merlin que disponibilizaram suas músicas no ecossistema de música NetEase nos últimos três anos, como a gravadora indie Armada Music, o serviço global de distribuição de música CD Baby, a empresa de distribuição de música FUGA e a Mushroom Labels.