A Hipgnosis Song Management Ltd (“HSM”), anunciou nesta terça-feira (2) que Merck Mercuriadis, fundador e Presidente da companhia, comunicou sua intenção de deixar o cargo que atualmente exerce. De acordo com a empresa, a saída de Mercuriadis entrará em vigor após o fechamento da proposta de aquisição da Hipgnosis Songs Fund Limited pela Lyra Bidco Limited, uma empresa de propriedade de fundos administrados pela Blackstone.
Leia Mais:
- Blackstone compra catálogo musical do Hipgnosis Songs Fund por R$8,3 bilhões
- Hipgnosis Songs superestimou receitas, lucros e participações em catálogos musicais, diz relatório
- Presidente da Hipgnosis revela ‘falhas nos relatórios e controles financeiros’
- Hipgnosis Songs Fund reduz dividendos para investidores após recálculo de royalties de US$ 11,8 milhões
Merck Mercuriadis comentou sobre a sua decisão e o momento estratégico da empresa.
“Seis anos depois de fundar o HSM, decidi que agora é o momento certo para dar um passo para trás da minha função como Presidente. Esta é uma oportunidade ideal para que eu possa empreender uma mudança estratégica de foco e passar mais tempo atuando, em nome dos compositores, para garantir que eles sejam devidamente remunerados pelo seu trabalho”, afirma Mercuriadis.
O executivo continuou: “com o Hipgnosis Songs Fund e o Hipgnosis Songs Assets, criamos um excelente catálogo de direitos de uma coleção incomparável de canções icônicas e culturalmente importantes de compositores fenomenais, que eu sabia que ficariam orgulhosos de estarem um ao lado do outro. HSM foi construído sob um espírito que sempre colocou a comunidade de compositores em primeiro lugar e estou inabalável no compromisso que assumi com todos os nossos compositores”.
“Eu sempre me imaginei reunindo compositores globalmente de uma forma organizada para garantir que eles tenham voz na mesa, representando os pontos de vista consensuais de sua comunidade, em discussões sobre seus compensação financeira. Faltando quatro anos para o próximo CRB (Copyright Royalty Board) e a legislação em curso sendo discutida em todo o mundo, a hora de agir é agora”, aponta Mercuriadis.
Por mim, Mercuriadis fala sobre o futuro da companhia: “à medida que o Hipgnosis Songs Fund entra na próxima fase de seu desenvolvimento, agora é o momento certo para entregar as rédeas à uma equipe confiável e altamente capaz. Estou entusiasmado com o futuro da empresa e seu sucesso contínuo com o apoio da Blackstone.”
Qasim Abbas, diretor administrativo sênior da Blackstone Tactical Opportunities disse:
“Em nome da Blackstone, gostaria de agradecer à Merck pelo seu apoio e contribuição ao HSM. A dedicação de Merck aos compositores e a sua defesa em nome deles é incomparável e nós respeitaremos e buscaremos desenvolver a plataforma que fundou.”
Abbas acrescentou: “estamos comprometidos com a classe de ativos, tendo (através da Hipgnosis Songs Assets) adquirido o catálogos de alguns dos compositores e artistas mais importantes do mundo nos três anos fizemos parceria com Merck e HSM. Com uma forte equipe de gestão sênior agora instalada, a empresa está bem posicionada para capitalizar no crescente mercado de direitos musicais.”
Já, Ben Katovsky, CEO da Hipgnosis Song Management, também comentou sobre a nova fase da companhia:
“A visão e paixão de Merck em criar Hipgnosis, montando um portfólio extraordinário de canções icônicas e a campanha para que os compositores sejam pagos de forma justa têm sido fundamentais para a jornada da Hipgnosis até hoje. Estou grato pelo seu apoio e pela confiança depositada em mim e a equipe HSM para desenvolver sua paixão. Continuamos comprometidos em trazer as icônicas músicas sob nossos cuidados para novos públicos e garantindo que eles aproveitem o sucesso contínuo e atenção que tanto merecem.”