A música latina segue atraindo um grande público consumidor e em escala crescente, principalmente no mercado dos EUA, de acordo com o relatório da RIAA (Associação Americana da Indústria de Gravação) que divulgou o desempenho do setor no primeiro semestre de 2019.
As receitas cresceram 13,5%, para US$ 232 milhões no mercado estimado valor em relação ao ano anterior, com base em três anos de crescimento até o final de 2018.
Streaming total as receitas cresceram 17%, para US$ 220 milhões, representando 95% do mercado latino de música.
O crescimento contínuo de vários tipos de formatos de streaming impulsionou o mercado latino, mas as assinaturas pagas continuaram ser o maior impulsionador do crescimento.
Streaming de assinatura paga (uma categoria que inclui serviços como Apple Music,Spotify, Amazon Unlimited, Tidal, entre outros) cresceram 25% atingindo US$ 146 milhões – representando 2/3 da música latina mercado de streaming no primeiro semestre de 2019.
Receitas de fluxos sob demanda suportados por anúncios (um categoria que inclui serviços como YouTube, Vevo e a versão gratuita do Spotify) cresceu apenas 4%, para US$ 44 milhões.
Distribuições e pagamentos do SoundExchange de serviços licenciados diretamente para música latina aumentaram 5%, para US$ 30 milhões.
Juntas, essas categorias foram responsáveis por 32% dos Mercado latino de música – uma proporção muito superior à dos 18% do mercado geral dos EUA que esses formatos representam.
Os formatos baseados em unidades físicas e digitais continuaram a diminuir em vendas e participação de mercado. Download de singles e álbuns caiu 29% e 33%, respectivamente, totalizando US$ 8 milhões. Receitas de produtos físicos de produtos de música latina caíram 17%, para US$ 2 milhões.
Combinadas, vendas desses formatos baseados em unidades representaram apenas 4% do mercado.
Artistas latinos continuam em busca de uma representação crescente nos rankings principais de música e ganho em reconhecimento crítico, pois um maior número de os consumidores estão consumindo a música latina e gerando mais receita para ela.
Recentemente, a RIAA lançou o relatório do desempenho da musica no mercado dos EUA, um dos principais da indústria da música. Clique aqui para ver mais.