O mercado de games movimenta bilhões de dólares todos os anos e já superou, inclusive, o mercado do cinema em escala global. Segundo a Forbes, a indústria dos games deverá crescer ainda mais e movimentar mais de 200 bilhões de dólares em 2023.
> Lista: Os games mais esperados de 2022
Leia mais:
- Metroid Dread é eleito o melhor game do ano pela Time
- Netflix produzirá filme live-action do game Mega Man
- Confira os vencedores do Brazil Game Awards 2021
- The Game Awards 2021: Confira os vencedores e os anúncios da premiação
Segundo publicação da Forbes, apoiada em dados da consultoria Newzoo, a indústria de games movimentou 175,8 bilhões de dólares em 2021. O número, apesar de gigante, representa uma pequena queda de -1,1% em comparação a 2020.
Mesmo assim, o prognóstico é promissor, já que os dados da Newzoo apontam que o mercado de games vai voltar a crescer e movimentar mais de 200 bilhões de dólares em 2023.
Motivos para a queda
Apesar do número financeiro bilionário, a movimentação do mercado de games poderia ser ainda maior em 2021, caso o planeta não estivesse sofrendo com a escassez de chips, que comprometem a fabricação de componentes de hardware, para PCs e consoles de última geração.
Tudo isso é ainda efeito da pandemia de Covid-19, que foi também responsável pela alta no mercado de games em 2020, quando todo o planeta se viu preso dentro de casa e o entretenimento eletrônico e virtual se tornou um grande chamariz para o mercado.
Naquele ano, a indústria de games cresceu 23,1%, maior alta já registrada pela consultoria Newzoo.
Jogos mobile seguem crescendo
Enquanto a consultoria Newzoo vê uma queda na movimentação financeira do mercado de games nos PCs e consoles, no âmbito movile, a coisa só deve crescer e continuar crescendo.
Segundo os dados divulgados pela Forbes, games para celulares movimentaram nada menos que 90,7 bilhões de dólares em 2021, um aumento de 4,4% em relação a 2020. O impressionante número é equivalente a mais da metade do faturamento total do mercado de games ao redor do mundo.