Pessoas em situação de rua são constantemente invisibilizadas. Porém, Givaldo Alves de Souza conseguiu conquistar a atenção de todo o Brasil após ter relações sexuais com uma mulher em surto psicótico. Sua desenvoltura na frente das câmeras impressionou e logo o ‘mendigo pegador’, como ficou conhecido, virou meme. Quase um mês depois, ele se tornou uma celebridade… Mas, por quê?
> Deolane Bezerra se revolta e critica popularidade de ‘Mendigo Pegador’
LEIA MAIS:
- “Mendigo pegador” passa dos limites e beija mulher à força
- “Mendigo pegador” no funk? MC Hariel critica possível contratação
- “Mendigo pegador” vai fechar contrato com produtora de funk?
No dia 9 de março, o preparador físico Eduardo Alves de Souza flagrou Givaldo transando com sua mulher, Sandra Maria, em um carro no Distrito Federal. A primeira reação dele foi partir para agressão e depois acusar Gilvado de estupro. Isso porque, de acordo com o laudo médico, sua esposa estava em surto psicótico quando abordou o morador de rua.
A investigação do caso continua acontecendo, mas a desenvoltura de Givaldo diante das câmeras o fez viralizar nas redes sociais. E aí não há Justiça que combata um bom engajamento! Com milhares de seguidores no Instagram e TikTok, o ‘mendigo pegador’ agora faz até presença vip em boate. Há também boatos de que ele poderá fechar contrato com uma gravadora de funk. Até convite para ser deputado já recebeu.
LEIA MAIS:
- Vendedor de queijos no RJ viraliza com paródia de “Malvadão 3”
- As Panteras do Lula: YouTuber faz paródia política contra Bolsonaro
- Passageira viraliza durante greve rodoviária: “Não tem como, Dona Rosângela”
Quem pratica crimes contra as mulheres no Brasil vira… celebridade?
Apesar de Givaldo ter conquistado uma certa popularidade, muita gente também tem criticado o espaço na mídia, sem o teor crítico por suas ações. Afinal, além de ter feito relações sexuais com uma pessoa considerada incapaz, ele também a expôs em uma entrevista para o Jornal Metrópoles. Mas, por que isso tem sido ignorado pelas pessoas? O vídeo abaixo demonstra como tem sido a recepção do ‘mendigo pegador’ por aí:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Givaldo Alves – O mendigo (@givaldoalves_brasil)
Nem é preciso fazer uma pesquisa muito grande para justificar que homens tem escapado de crimes contra as mulheres. Em 2021, DJ Ivis foi acusado de agredir a ex-esposa, Pamella Holanda. O produtor musical ficou preso por quatro meses e atualmente responde em liberdade. No entanto, mesmo com a comprovação do crime, ainda recebeu apoio de vários artistas, como o cantor João Gomes.
Nego do Borel e Dado Dolabella são outros exemplos conhecidos do grande público. Mesmo após as acusações de assédio e agressão, ambos receberam convites para participar do reality show “A Fazenda” da Record TV. Dado, no caso, ainda ganhou a edição. E como não citar o episódio com a influencer Mariana Ferrer? Apesar da repercussão nacional, a Justiça absolveu o empresário acusado de dopá-la e estuprá-la.
No caso de Givaldo, a Justiça ainda não chegou a um veredito se ele cometeu ou não um crime. Só que isso não foi o suficiente para impedir o frenesi de torná-lo quase que um ‘herói nacional’ – com direito a disputa por selfie e troca de carícias – mesmo depois de ter sido filmado tentando beijar uma mulher à força.
Geraldo, o morador de rua tentou beijar uma mulher a força no DF.
Só no brasil pra uma pessoa dessa ter palco!!! pic.twitter.com/ZbGUsRRz3o
— Sophia Barclay (@Barcllay) April 3, 2022
Efeito manada: todo mundo quer engajamento
Atualmente, 1 milhão de seguidores vale mais do que R$ 1 milhão. Não é à toa que o prêmio do “Big Brother Brasil” se tornou pequeno perto da popularidade e engajamento que o programa gera. E é isso que Givaldo traz neste momento: engajamento. A sua popularidade chamou a atenção de empresários, influenciadores e agora todo mundo quer um pedacinho do “mendigo pegador”. E provavelmente tem alguém ganhando dinheiro por trás disso tudo!
Em seu Instagram, onde já acumula mais de 160 mil seguidores, Givaldo fez uma série de publicações em sua defesa. Ele conta não ter assediado ninguém, já que foi Sandra quem o achou e declara que não tinha como adivinhar que ela sofria de um distúrbio. Givaldo também comenta que não tinha intenção de expor ninguém e que os trechos das entrevistas que fez vazaram sem seu conhecimento.
O “mendigo pegador” também afirma que nunca buscou fama, mas que está aproveitando as oportunidades e não quer ser um herói. No entanto, também acredita que algumas pessoas possam estar incomodadas por ver um morador de rua melhorando de vida.
O fato é que vivemos em um mundo contemporâneo com grande inversão de valores, ou seja, uma transformação de não sabermos o que é certo ou errado, positivo ou negativo, moral ou imoral. As pessoas desconhecem seus princípios, crenças e valores dentro de si.
Enquanto Gilmar segue ficando mais famoso, Sandra Maria está internada em uma clínica. Isto, por si só, não deveria nos levar a uma reflexão?