in

MCT: 5ª edição do curso sobre Direitos Autorais começa na segunda-feira

As aulas serão às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, em formato online e presencial

MCT: 5ª edição do curso sobre Direitos Autorais começa na segunda-feira
Foto: Mohamed Hassan/Pixabay

A quinta edição do curso sobre Direitos Autorais, do Música Copyright Tecnologia (MCT), começa na segunda-feira (8). As aulas, que vão até o dia 5 de outubro, serão em formato de webinários gravados e encontros ao vivo. Os encontros serão às segundas e quartas-feiras das 19h às 22h. Os leitores do POPline.Biz  ganham 25% de desconto se utilizarem o cupom POPLINE25 no ato da inscrição.  As matrículas estão abertas, clique aqui.

Leia Mais:

Com a coordenação de Guta Braga, o curso conta com 25 especialistas em Direito Autoral, abordando setores da Música, Audiovisual, Artes Visuais, Publicidade, Games e outros temas. Ao todo, serão 60 horas de troca de conhecimento. A certificação é do Instituto Gênesis da PUC-Rio. 

Para Tiago Barbosa, que ministra uma aula no curso de Direitos Autorais do MCT,  as aulas são inclusivas e democráticas,  por conseguirem abranger a maior gama de pessoas que poderiam ter interesse nos conteúdos. 

“O curso Direitos Autorais serve para qualquer pessoa, do mais leigo ao profissional especializado, essa é a qualidade que mais se destaca.  Além de ser professor, eu também fiz o curso. As aulas me despertaram para diversos nuances de tecnologia do segmento que eu não tinha tanto conhecimento aprofundado”, aponta Tiago

Ainda segundo o professor, ministrar as aulas do curso  abriram os seus olhos sobre a necessidade de dar atenção a todo tipo de público, por democrático e trabalhar com todo tipo de profissional.

“Por ser um ambiente democrático e com profissionais de diversas áreas, o curso me fez trabalhar em cima da linguagem, trazer exemplos populares, para que as pessoas visualizem o que eu quero dizer de maneira óbvia, prática e simples. Além disso, consegui trazer um produtor musical para as aulas. Então, ter um DJ conosco é algo  que traz um diferencial”, completa.

MCT: 5ª edição do curso sobre Direitos Autorais começa na segunda-feira
Tiago Barbosa é professor do curso de Direitos Autorais do MCT. Foto: Divulgação

A gestão de Direitos Autorais 

A gestão de Direitos Autorais é um dos maiores desafios no campo do entretenimento. Por isso, o curso aborda as aplicações de assuntos como os modelos de contratos de propriedade intelectual, contratos com gravadoras e no audiovisual, sincronização, licenciamento, cessão e distribuição, remuneração, royalty share, percentual sobre o líquido, execução pública, sample na música, clearance no entretenimento, direito autoral na publicidade, sincronização no audiovisual e nos games, inteligência artificial.

De acordo com Guilherme Nunes, advogado do Laboratório Fantasma, e ex-aluno do curso de Direitos Autorais do MCT, a propriedade intelectual é o maior ativo que uma empresa e artista pode ter. 

“Para minha formação, existe um antes e depois do curso. Isso porque não tive esse conteúdo durante a graduação de Direito, o que no início dificultou o processo de aprendizado. Como o curso tem várias pessoas do mercado, a linguagem torna mais acessível esse aprendizado, eu gostaria de ter tido contato com todo o conteúdo logo no início quando comecei a trabalhar com Direitos Autorais. Um bom parâmetro para esse nível de conhecimento eu geralmente atribuo ao entendimento sobre o que é o cálculo “pro-rata” dentro de um pagamento de royalties. O profissional que conhece isso, acredito que ele tem uma boa formação, pois esse assunto é um tanto quanto complexo e não se tem nas faculdades de direito, por exemplo”, conta Guilherme.

MCT: 5ª edição do curso sobre Direitos Autorais começa na segunda-feira
Guilherme Nunes, advogado do Laboratório Fantasma, é ex-aluno do curso de Direitos Autorais do MCT

Há 10 anos o MCT lançou sua plataforma de comunicação, oportunidades e colabora para esclarecer, indicar tendências e caminhos na Música e em suas conexões.

Escrito por Duda Monnerat

Ué? Ingrid Ohara apaga tweets sobre desistir do “De Férias Celebs”

Ué? Ingrid Ohara apaga tweets sobre desistir do “De Férias Celebs”

POPline Charts by STRM: Delano assume liderança do Top 30 Urbano (Funk, Rap, Hip Hop e Trap)