in

MC Soffia “ocupa” Instagram de Luísa Sonza para falar sobre racismo, história e cultura negra


MC Soffia vai fazer uma “ocupação” de responsa! A jovem rapper preta, de 16 anos, vai falar sobre racismo, empoderamento, história e cultura negra para mais de 19 milhões de pessoas, por uma semana. Esse é o tamanho do público do Instagram de Luísa Sonza, que vai abrir o espaço para que Soffia faça lives diárias, com convidados, abordando os assuntos.

A primeira transmissão será nesta quarta-feira (17), às 19h. Soffia vai falar sobre eventos e cultura afro, com Anike, que é militante do movimento negro e já editou uma revista com o tema. O funcionamento do chamado “black money”, por exemplo, será um dos tópicos debatidos, adiantou a cantora ao POPline.

“Todo esse movimento [antirracista] que está acontecendo é muito importante. Estar no Instagram da Luísa, por exemplo, é uma forma de fortalecer o movimento e divulgar o trabalho de outras pessoas pretas”, diz a jovem.

Soffia fará lives no Instagram de Luísa Sonza por uma semana (Foto: Divulgação)

Soffia escalou um time de ativistas, escritores, cantores, poetas e artistas para “dar a voz” na internet. “Chamei pessoas que sei que têm uma história de vida e que podem falar com propriedade”, frisou.

A programação de lives segue até o dia 23 de junho, sempre no fim da tarde e início da noite. O tema desta quinta-feira (18) será “Vidas Negras Importam”. Empoderamento e, também, o preconceito no mundo da música e da dança serão pautas.

“As pessoas não pretas também precisam se informar e se mobilizar. Se as pessoas não mudarem, nossa luta não vale a pena”, destaca a jovem cantora.

Contribuição ao público

Luísa Sonza comentou sobre o convite feito à Soffia para ocupar o seu perfil do Instagram neste período.

Para ela, é cada vez mais importante que as pessoas se posicionem e deem visibilidade para o racismo, como outros assuntos. “Temos que falar sobre empoderamento feminino, sobre racismo e muito mais”, disse.

Sonza acredita que a lives serão de grande contribuição ao seu público.

“Queremos que todo mundo tenha voz e espaço para se posicionar, ainda mais nos dias de hoje, e tenho certeza que a Soffia contribuirá muito”, completou.

Veja a programação!

17 de junho | Eventos afroculturais

MC Soffia e Anike
Horário: 19h

18 de junho | Vidas Negras Importam

MC Soffia e Vitor Eduardo 
Horário: 18h

19 de junho | Vidas indígenas

MC Soffia e Kunumi
Horário:
17h

20 de junho | Colorismo

MC Soffia e Sabrina Nonato
Horário: 18h

21 de Junho | Preconceito no mundo da música

MC Soffia e Malcon
Horário: 18h

21 de Junho | Preconceito no mundo da dança

MC Soffia e Dandara
Horário: 18h

Soffia planeja novos clipes e música

MC Soffia nasceu na Zona Oeste de São Paulo, na região de Raposo Tavares. Cresceu em uma família de militantes do movimento negro. Sua mãe, a produtora cultural Kamilah Pimentel frequentava reuniões do movimento e passou a levar a filha para rodas de debate e outros eventos.

Desde cedo, Soffia se familiarizou com a cultura negra brasileira e se tornou presença ativa de eventos culturais e shows de hip hop. Aos seis anos, ela participou de uma série de oficinas deste universo: breake, grafite, DJ e MC.

Aos 11 anos, ela já cantava sobre preconceito, racismo e machismo. Em 2016 se apresentou a lado de Karol Conka na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.  Dois anos depois, veio seu primeiro videoclipe, “Barbie Black”.

Para o futuro, diz ela, está com vários projetos em mente, entre eles lançar a música e o clipe de “Menina Pretinha – Parte 2”. O vídeo de Menina Pretinha no YouTube tem mais de 2 milhões de visualizações.

Assista!