A morte de MC Sapão, anunciada na última sexta-feira (19), deixou o mundo do funk carioca abalado. Ele era um dos maiores funkeiros do Brasil e tinha parceria com vários outros artistas do gênero.
Antes de sua internação e falecimento, MC Sapão era uma das atrações do evento Baile da Favorita, que aconteceu em Búzios nesta sábado (20). Com sua morte, Sapão foi substituído por Valesca e foi devidamente homenageado por todos os presentes no Baile da Favorita, em uma noite muito emocionante para os funkeiros.
O POPline esteve presente ao Baile da Favorita, em Búzios, e conversou com MC Koringa, Valesca e com o DJ JP, o DJ do MC Sapão.
“Independentemente do profissional eu tinha um relacionamento de pai e filho com o Sapão. Eu aprendi muito com ele. Nas épocas mais difíceis da minha vida ele tava comigo. É triste, né? As pessoas aqui estavam em um evento que ele ia estar. Eu vim do velório pra cá. É uma perda imensa pro funk. Não tinha uma pessoa que não gostava dele. As lembranças ficam.”, afirmou DJ JP. “Acho que hoje o funk chegou em um nível diferente de 30 anos atras. Sapão enfrentou outras barreiras que hoje enfrentam. Tanto Sapão quanto Catra foram duas pessoas que começaram em outra época. Sapão a ultima vez que viu o Catra sentiu muito… chorou. Pediu a ele que se cuidasse. Mas é isso… as pessoas vão lembrar do legado dele pra sempre. Ele sempre falou que nunca ia tirar o tamborzão do trabalho dele. Saudades eternas”.
“É um momento difícil, porque não é um homem que a gente ouve falar, porque é um cara que a gente conhece a história, desde os anos 90. A gente tinha convivido. Malhávamos juntos. Ia estar hoje com a gente. O clima do camarim ia ser diferente. Seria um clima diferente e alegre. É hora de entender que a galera que tá aqui veio pela alegria e por enaltecer o legado dele. De coração”, disse MC Koringa, que se emocionou bastante durante o evento.
“Se hoje a estrada ta asfaltada é por que caras como ele batalharam. Ele foi um dos principais representantes do movimento funk. Saber que não podemos esperar por uma nova musica desse cara é triste”, ressaltou citando ainda os nomes de Anitta e Ludmilla. “Elas estão fazendo isso com maestria e a gente sabia que isso ia acontece. Triste que o Sapão não vai estra aqui pra ver isso”.
Já Valesca contou como foi difícil ter que substituir MC Sapão no Baile da Favorita. “Primeiro que ele é insubstituível. Era um cara incrível. Um cara genial. O funk perdeu um homem, um filho, um pai, um bom marido… cara incrível. Vivemos nessa vida de correira, mas ele tem a vida registrada no funk como um cara incrível. Doeu muito. Quando recebi a noticia: passou um filme na cabeça. Vi todo mundo postando… comove”, afirmou a cantora.
“Ele fica na lembrança. O legado dele fica pra sempre. Eu fiquei sabendo que tem um lançamento dele com a Toddynho chegando… e pra mim é isso. Todo mundo vai cantar e ouvir! Como se ele estivesse aqui com a gente. Sapão tinha mais carreira que eu (15 anos de carreira) e eu sempre falei pra gente cuidar tanto da carreira quanto do corpo e da vida”, completou Valesca.
Na conversa, Valesca ainda falou sobre o que está por vir em seu próximo videoclipe: “Sempre fui parte da Gaiola! Os fãs escolheram a nova música e isso é maravilhoso. Sempre penso nos meus popofãs. Eu curto estar com eles. Viva a putaria, como diria o Catra. Feliz que sou amada e pelo carinho da comunidade por mim. O POPline cai cobrir o clipe! Vai ser pega pega de lá e pega pega de cá. Cuidado! Vai ser gritaria e confusão. Várias mãos me pegando”, afirmou a cantora.