in ,

MC Rebecca critica Estado pela morte de jovem negro dentro de casa, no Rio


MC Rebecca ficou indignada e criticou Estado pela morte de jovem no Rio (Foto: Divulgação)

MC Rebecca criticou o Estado do Rio de Janeiro após a morte de um jovem negro, de 14 anos, dentro de casa, na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. João Pedro estava no quintal, brincando com os primos, quando foi baleado, na segunda-feira (18). Seu corpo foi levado por policiais sem autorização e presença dos pais e só foi encontrado nesta terça-feira (19), no IML.

A funkeira carioca usou suas redes sociais para falar do assunto e destacou que o isolamento social recomendado para a população por causa da pandemia não é obstáculo para o “projeto genocida do Estado”. “João Pedro de 14 anos estava dentro de casa e foi baleado brincando no quintal com seus primos. E seu corpo foi levado por policiais sem autorização e presença dos pais, seu corpo foi encontrado hoje no IML”, relatou a cantora. “O isolamento social recomendado para a população durante essa pandemia não é obstáculo para o projeto genocida do Estado contra a população negra! Mais um jovem negro vítima de uma operação policial!”, indignou-se.

A manifestação foi acompanhada de uma imagem em homenagem ao jovem morto. No Instagram, a publicação foi curtida por mais de 65 mil pessoas. Nos comentários, muita indignação com a tragédia. “Quando tem operação a recomendação é ficar dentro de casa, João estava. E agora onde teremos que ficar?”, comentou um seguidor. “Meu coração dói demais! Até quando? Vidas negras IMPORTAM!”, destacou outro.

VEJA AS PUBLICAÇÕES DE MC REBECCA!

Além de MC Rebecaa, a cantora IZA também usou a rede social para falar do caso. Em seu Instagram, ela compartilhou a mesma ilustração em homenagem ao garoto e na legenda escreveu: “acordei com essa notícia horrível. Que tristeza. Que dor. Até quando isso, meu Deus?”.

VEJA A PUBLICAÇÃO DE IZA

 

Ver essa foto no Instagram

 

Acordei com essa notícia horrível. Que tristeza. Que dor. Até quando isso, meu Deus?🙏🏾😔🖤 #JoaoPedroPresente

Uma publicação compartilhada por IZA (@iza) em

Saiba mais sobre o caso

João Pedro foi morto durante uma operação conjunta da Polícia Federal, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, na noite de segunda-feira (18).

A família do adolescente João Pedro Mattos Pinto estava sem notícias dele até a manhã desta terça-feira (19), quando foi informada da morte. De acordo com relatos de parentes ao portal G1, a polícia invadiu a casa e os policiais atiraram a esmo.

Um dos presentes na hora da ação teria gritado que só havia crianças na residência, deitadas no chão e com as mãos para cima.

Segundo informações da Polícia Civil, João Pedro Mattos Pinto foi atingido durante um confronto na comunidade enquanto policiais federais e civis atuavam na região.

O jovem foi levado da casa de helicóptero. Os parentes afirmam que ele foi levado na aeronave sem que qualquer pessoa pudesse acompanhá-lo, tampouco sem saber para aonde.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, agentes prestaram atendimento mas João Pedro não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o IML de São Gonçalo.