O jogador de vôlei Maurício Souza foi demitido do Minas Tênis Clube após ter feito um comentário homofóbico em seu Instagram. O caso estava repercutindo há alguns dias, principalmente nas redes sociais. No entanto, após pressão dos patrocinadores do time, Maurício foi dispensado nesta quarta-feira (27).
> “Homofóbico, eu?” Maurício Souza atribui sua demissão à pressão da “turma da lacração”
“O Minas Tênis Clube informa que o atleta Maurício Souza não é mais jogador do Clube“, escreveu a equipe do time através de seu Twitter. Nas respostas do tweet, vários usuários concordaram com a demissão de Maurício e confirmaram que “homofobia é crime“.
COMUNICADO OFICIAL – MAURÍCIO SOUZA
O Minas Tênis Clube informa que o atleta Maurício Souza não é mais jogador do Clube.
— Minas Tênis Clube (de 😷) (@MinasTenisClube) October 27, 2021
Em entrevista ao jornal O Globo, Renan Dal Zotto, atual técnico da seleção masculina de vôlei, comentou sobre o caso. “É inadmissível este tipo de conduta do Maurício e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. E se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos”, declarou.
“É inadmissível este tipo de conduta do Maurício e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. E se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos”
Palavras do técnico Renan Dal Zotto https://t.co/tboJdoJL8b
— Nathalia Movilla (@nathmovilla) October 27, 2021
Através do Instagram, Maurício Souza também falou o seu desligamento. “Não sou mais jogar do minas! Agradeço aos meus companheiros, comissão técnica, meu fisio ao meu diretor, presidência e sócios por tudo! Sigo meu caminho plantando o que acredito, meu legado continua! O que deixarei para meus filhos e netos é o que conta no final”, escreveu em seu Instagram.
Relembre o caso
No dia 12 de outubro, Maurício, através do Instgram, fez questão de demonstrar o seu desconforto com uma nova edição das histórias em quadrinhos de Superman. Na nova trama, o filho de Clark Kent se assume bissexual. Além da notícia, também havia uma imagem da HQ em que o herói beija outro personagem do sexo masculino.
“Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar“, comentou Maurício sobre a notícia. Apesar de ter sido bastante criticado, o central manteve sua publicação e ainda é possível encontra-la em seu perfil na rede social.
Douglas Souza, que jogou ao lado de Maurício nas Olímpiadas de Tóquio e é homossexual assumido, comentou a repercussão do caso na época. “Engraçado que eu não ‘virei heterossexual’ vendo os super-heróis homens beijando mulheres. Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade para sua heterossexualidade frágil. Vai ter beijo sim. Obrigado DC por pensar em representar todos nós e não só uma parte”, disse.
Após toda a repercussão negativa, Maurício chegou a postar um vídeo em seu Instagram em que se retrata pelo comentário anterior, mas o atleta também diz que “ter opinião e defender o que se acredita não é ser homofóbico e nem preconceituoso“. Veja: