Connect with us

Hi, what are you looking for?

#BIZ

MARTE Festival realiza sua 5ª edição com shows, painéis sobre a indústria musical e mais

Barral Lima (MARTE Festival), Dani Ribas (Sonar Cultural), Pena Schmidt (Pesquisador) e Juliana Medeiros (Globo) estão entre os profissionais da música confirmados na 5ª edição do MARTE Festival que acontecerá entre os dias 25 a 27 de julho em Ouro Preto (MG)
Barral Lima, Dani Ribas, Pena Schmidt e Juliana Medeiros estão entre os profissionais da música confirmados na 5a edição do MARTE Festival
Barral Lima, Dani Ribas, Pena Schmidt e Juliana Medeiros estão entre os profissionais da música confirmados na 5a edição do MARTE Festival. Foto: Divulgação

A tecnologia como engrenagem que conecta música e arte em uma experiência única. A inovação como algo além de uma mera ferramenta, mas uma poderosa forma de expressão que transforma e desafia. Esses são os direcionamentos que orientam a 5ª edição do MARTE Festival que ocorre em Ouro Preto (MG) a partir desta quinta-feira, 25 de julho, até o sábado, 27 de julho de 2024. Todas as atividades do evento são gratuitas.

O festival terá sua programação espalhada por pontos importantes da cidade de Ouro Preto como a Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência, Teatro Municipal – Casa da Ópera e o Museu Boulieu – local que será pela primeira vez ocupado pelo projeto e que representa por si próprio um já conhecido ponto de encontro entre a tradição da arte e a vanguarda da inovação. As ações anunciadas para esta edição reúnem laser mapping, instalações artísticas, instalações luminosas, performances, shows e intervenções sonoras visuais

A 5ª edição do MARTE Festival contará também com uma programação de painéis de debate com profissionais especializados, entre eles: Barral Lima (MARTE Festival), Dani Ribas (Sonar Cultural), Pena Schmidt (Pesquisador), Juliana Medeiros (Globo), entre outros. A iniciativa busca reforçar o compromisso do projeto em promover e disponibilizar a inovação através do conhecimento, trazendo abordagens contemporâneas para pautas importantes do mercado da música, além de perspectivas para a inovação e tecnologia no presente e no futuro.

Leia Mais:

Com shows de Juçara Marçal, Teto Preto, Fausto Fawcett, Luiza Lian e outros renomados artistas da música contemporânea brasileira, o festival mantém sua missão de atravessar diversas temporalidades ao unir o histórico e o contemporâneo e, desta maneira, provocar um novo olhar sobre as diversas formas de manifestação artísticas que se encontram nos palcos montados pela cidade histórica mineira de arquitetura barroca.

Um exemplo nítido fica a cargo da noite de abertura que contará com uma performance-cortejo do cantor, compositor, ator e multi instrumentista Maurício Tizumba, em companhia do Tambor Mineiro e Bateria Carabina. Tizumba é um artista consagrado por seu trabalho diretamente vinculado ao congado de Minas Gerais e outros ritmos populares de matriz africana, fundadoras da cultura do estado e do país. 

Para muito além da própria programação artística e de formação que o evento oferece, o MARTE tem como missão se estabelecer como ponto de encontro e intercâmbio cultural da efervescente cena musical brasileira. O festival traz nesta edição para o coração de Minas Gerais artistas e produtores de todas as regiões do Brasil, fruto da intensa circulação em festivais, congressos e feiras de música por parte de seus realizadores, Barral Lima, Carol Daves e Erick Krulikowski. A programação conta com nomes como Thaysa Pizzolato (Vitória-ES), Flor ET (Rio Grande do Sul), Joana Marte (Belém-PA), além de produtores das cinco regiões do país.

MARTE Festival: 5ª edição conecta música com tecnologia

Sobre a expectativa para a edição 2024 do MARTE Festival, Barral Lima, CEO Un Music e um dos idealizadores do MARTE Festival, comentou sobre o evento deste ano para o POPline.Biz é Mundo da Música.

“A expectativa é grande porque temos vários shows que trazem novidades em suas performances, alguns produzidos especialmente para o MARTE ou que fazem as suas estreias no festival. Então, estamos muito ansiosos para esses momentos! Também estamos muito felizes com os convidados para a conferência. Temos muitos temas relevantes e muitos profissionais experientes e que trarão muitas informações e novidades para o mercado”, afirma Barral Lima.

Barral Lima, CEO Un Music e um dos idealizadores do MARTE Festival

Barral Lima, CEO Un Music e um dos idealizadores do MARTE Festival. Foto: Divulgação

Com a curadoria diversa, tanto nos shows quanto nos painéis, Barral Lima também comentou sobre  o processo de seleção desses profissionais e temas.

“Para mim curadoria é o momento mais desafiador, mas também, o mais feliz de um festival. Para o MARTE o desafio é grande porque precisamos de artistas e espetáculos que tem um diálogo mais direto com a tecnologia e a inovação. Procuramos projetos mais experimentais, com muita qualidade e que vá surpreender o público de alguma forma”, diz Lima.

O profissional acrescenta: “e para a conferência, também temos um desafio grande. Como o MARTE fala diretamente com inovação, precisamos pesquisar todo o tempo sobre o que está acontecendo não só no mundo das artes, mas também, em várias outras áreas. Então procuramos trazer a tona temas relevantes que possam proporcionar uma reflexão sobre as mudanças no mercado e o impacto delas em nossas vidas.

Por fim, Lima destaca o crescimento do evento em si a continuidade da iniciativa, que está em sua quinta edição.

Essa edição marca um crescimento significativo para o MARTE. Pela primeira vez vamos ter um palco exclusivo para o festival. Iremos também ocupar o Museu da Inconfidência pela primeira vez com o show da banda Teto Preto e estamos cada vez mais focados em trazer para o festival um line up que realmente dialoga com o nosso conceito que é o uso da tecnologia em busca de inovação nas artes e principalmente na música, proporcionando sempre novas experiências para o público”.

O MARTE Festival é uma produção da Casa 29 Produtora em conjunto com a Ultra Music e a Atma Music, com patrocínio da Claro e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Museu da Inconfidência e Festival Multiexperiências, realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

Histórico MARTE Festival

Ao longo de suas quatro edições ocorridas em 2017 (Mariana – MG), 2019 (Ouro Preto – MG), 2021 (edição online) e 2022 (Ouro Preto – MG), o festival reuniu nomes da música como João Bosco, Tulipa Ruiz, Curumim, Russo Passapusso, Agnes Nunes, Edgar, Getúlio Abelha e diversos outros. A destacada programação de mapping, performances e intervenções visuais do projeto já contou com nomes como Ricardo Cançado, Caio Fazolim, Suaveciclo, VJ Bah, VJ 1mpar e diversos outros importantes nomes do cenário brasileiro e mundial. 

Programação Completa – MARTE Festival 2024

 

19h às 23h durante os três dias 

Local: Praça Tiradentes 

 

Laser mapping e Instalação luminosa no casario do entorno da Praça Tiradentes e na fachada do Museu da Inconfidência

Artista: VJ HOMEM GAIOLA (Rafael Cançado)

 

Obra Transfinito (instalação artística)

Artista: VJ 1MPAR (Henrique Roscoe)

 

25/07 Quinta-feira

 

15h às 16h | Painel: Novos artistas – Quem é você na fila dos festivais?

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Marcelo Damaso (Produtor cultural, idealizador do Festival Se Rasgum)
  • Bia Nogueira (Artista, produtora cultural, idealizadora do Festival IMuNe)
  • Henrique Taveira (Empreendedor, sócio da Sumac Records e Festival Baguncinha)
  • Simone Marçal (Gestora Cultural, idealizadora da plataforma Formemus)
  • Carolina Daves – Mediação – (Diretora executiva na Un Music e uma das idealizadoras do Marte Festival)

 

16h15 às 17h15 | Painel: Com ou sem AI – Como a criação de obras musicais pode potencializar a sua carreira fora dos palcos

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Daniela Sousa (UBC)
  • Geraldo Vianna (UBC)
  • Pena Schmidt (Pesquisador, curador, ex diretor geral do Centro Cultural São Paulo)
  • Barral Lima – Mediação – (CEO Un Music e um dos idealizadores do Marte Festival)

 

19h | ABERTURA OFICIAL MARTE FESTIVAL

 

19h20 | Show: Maurício Tizumba

Local: Museu Boulieu

 

19h30 | Cortejo performance Maurício Tizumba, Tambor Mineiro e Bateria Carabina

(show em procissão, caminhando de Museu Boulieu até a Praça Tiradentes)

 

20h | Show: Bia Nogueira

Local: Praça Tiradentes

 

21h | Show: Flor ET

Local: Praça Tiradentes

 

22h | Performance: Luana Flores

Local: Praça Tiradentes

 

26/07 Sexta-feira

 

10h | Palestra: Como criar um ecossistema inovador dentro de uma grande empresa?                       

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

– Maurício Roberto dos Santos – Diretor Executivo de Serviços Financeiros da Claro

 

11h às 12h | Painel: Tendência e contra tendência na cultura e arte contemporâneas

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Lalai Persson (Blogueira, Criadora do “The Next Day Berlim” Newsletter Cultural de Berlim)
  • Alex Sandro (Filósofo e Diretor do Museu da Inconfidência de Ouro Preto)

 

14h às 15h | Painel: Transformações na indústria musical: Inovação e oportunidades 

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Gabriel Lopes (Fundador da GBL Holding e CEO do Equity Media Group)
  • Márcio Buzelin (Tecladista Jota Quest e Empreendedor)

 

15h15 às 16h15 | Painel: Dados e comportamento de consumo, o que isso tem a ver com a sua carreira musical?

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Rafael Amorim (Diretor de mídia, conteúdo e inovação que passou por diversas agências)
  • Márcio Buzelin (Tecladista Jota Quest e Empreendedor)

 

16h30 às 17h30 | Painel: Show X Espetáculo – Como transformar o show em uma grande experiência

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Ramon Ortiz (Sócio fundador Agência Maker e da Ticket 360)
  • Bia Nogueira (Artista, produtora cultural, idealizadora do Festival IMuNe)
  • Andrey Hermuche (Diretor Criativo, Diretor de Arte e Cenógrafo. Recebeu 6 prêmios de melhor direção de arte em festivais de cinema no Brasil
  • Barral Lima – Mediação – (CEO Un Music e um dos idealizadores do Marte Festival)

 

19h | Performance: Fabiana Lian e Vladimir Saflate

Local: Casa da Ópera

 

20h | Intervenção Sonora Visual: Thaysa Pizzolato

Local: Casa da Ópera

 

21h | Show: Bruo

Local: Casa da Ópera

 

21h | Show: Teto Preto

Local: Museu da Inconfidência 

 

22h | Intervenção Sonora Visual: Pedra Branca

Local: Praça Tiradentes

 

23h | Show: Luiza Lian

Local: Praça Tiradentes

 

27/07 Sábado

 

11h às 12h30 | Painel: AI e BIG DATA – que bicho é esse?

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Zaika (Cientista de dados, multiartista, engenheira de prompt, especialista em AI, divulgadora científica de Movimentos Especulativos como Afrofuturismo; CEO da empresa Afrofuturismo Arte e STEM)
  • Dani Ribas (Doutora em sociologia pela Unicamp, vencedora do prêmio profissional do ano WME Awards Music 2022; foi consultora da UNESCO) 
  • Lalai Persson – Mediação – (Blogueira, Criadora do “The Next Day Berlim” Newsletter Cultural de Berlim)

 

15h às 16h | Painel: Territórios musicais – as 5 regiões do Brasil

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Daniel Morelo (Sudeste / Espírito Santo) – Produtor Cultural na MM Projetos Culturais
  • Ivanna Tolitti (Sul / Santa Catarina) – Empresária, idealizadora do Tum Festival – Florianópolis
  • Willian Mendonça – (Nordeste / Ceará) – Gestor Cultural, idealizador do Festival Noites Brasileiras
  • Marcelo Damaso – (Norte / Pará) – Produtor cultural, idealizador do Festival Se Rasgum
  • Larissa Sossai (Centro Oeste/ Mato Grosso) – Produtora e gestora na Lambuza Musical / FeMus MT – Feira da Música do mato Grosso
  • Sara (DF) – Presidente da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes)
  • Pena Schmidt – Mediação – (Pesquisador, Curador, ex diretor geral do Centro Cultural São Paulo)

 

16h15 às 17h | Painel: O poder da música na TV e no audiovisual

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

    • Juliana Medeiros (Coordenadora de Produção Musical na Globo)
    • Cláudia Nogueira (Ecad)
  • Erick Krulikowski – Mediação – (Gestor, professor convidado Fundação Dom Cabral, um dos idealizadores do Marte Festival)

 

17h15 às 18h | Painel: MTG – A revolução sonora de BH que está no TOP 10 das plataformas

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

  • Davi Kneip (Dj, Produtor, um dos maiores nomes do MTG)
  • Pena Schmidt – (Pesquisador, Curador, ex diretor geral do Centro Cultural São Paulo) 

 

20h | Show: Joana Marte

Local: Praça Tiradentes

 

21h | Show: Zaika dos Santos

Local: Praça Tiradentes

 

22h | Show: Juçara Marçal

Local: Praça Tiradentes

 

23h | Show: Fausto Fawcett

Local: Praça Tiradentes



MARTE Festival 2024 – 5ª edição

25 a 27 de julho de 2024

Ouro Preto/MG 

Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência, Teatro Municipal – Casa da Ópera e Museu Boulieu

Todas as atividades são gratuitas

Destaques

#BIZ

A Altafonte Brasil marca presença pelo terceiro ano consecutivo com o Coala Festival, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, assinando...

#BIZ

A Strm, music fintech brasileira, anuncia parceria com a Cartel World Produções Artísticas, um selo de música urbana, que também é produtora de filmes,...

#BIZ

Os executivos Alan Lang e Marcelo Frauches, com passagens pela Som Livre, iniciam a operação da “Royalty Split”, uma empresa de gestão de royalties...