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Marketing no Instagram: o guia para artistas – Parte 2

Camila Arias - Gerente de Marketing Digital da Live Talentos
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Na última série compartilhei com vocês algumas dicas, cases e dúvidas que tiro diariamente de artistas que gerencio. 

Esta é a segunda parte do guia, que é baseado na minha experiência com artistas sertanejos, de música eletrônica e samba, mas, ele serve para qualquer gênero e popularidade. 

 

1. Use o seu artista

As pessoas seguem um determinado artista por identificação. Elas querem saber o que ele está fazendo, ouvindo e o que ele tem a falar. Então, nada mais justo com os fãs que ele apareça nas próprias redes.

O Marketing é essencial, mas ele não substitui o próprio artista. Insista, mostre e prove a importância da presença dele ali. 

Como?

Poste fotos ou vídeos enviados pelo artista (autorizados) que fogem um pouco do lado comercial. Compartilhe com os fãs um pouco o dia a dia dele, com legendas mais descontraídas e menos comerciais, quanto mais real, melhor o engajamento.

É essencial que o artista apareça no feed e stories semanalmente. Não deixe ele ser esquecido. Em tempos em que todos somos digitais, a concorrência por audiência vai desde outro artista ao seu vizinho produzindo conteúdo em casa.  

Case: Edson & Hudson 

Pedimos esse vídeo para o Edson e, no mesmo dia, ele mandou pra gente. O resultado? Engajamento tanto no post quanto nos stories 10 vezes maior do que a média.

 

 

2. Como ter seu GIF nos stories

 

É bem simples. Basta fazer um GIF e incluir pelo site Giphy. Depois, inclua as TAGS, que serão as palavras que você consegue achar o GIF nos stories do Instagram, como o nome do artista, nome da música, etc.

Se tiver alguma hashtag que já use com frequência e esteja familiarizado com sua base de fãs, melhor ainda. Dentro de alguns dias, seguindo as políticas Giphy/Instagram, o Gif já estará disponível nos stories. 

 

3. Responder, responder, responder

 

Fique antenado em tudo que está acontecendo no Instagram do artista. Postou? Esteja online nos próximos 5 a 10 minutos respondendo os comentários dos fãs naquela publicação.

Isso ajuda (demais) no engajamento e mostra uma atenção do artista, mesmo que não seja ele por trás dos comentários. Quanto mais engajado, mais conseguimos educar o fã a comentar nas publicações.

Mas, lembre-se: não prometa ao fã se você não consegue cumprir. O fã vai lembrar e cobrar. 

Abra a caixa de perguntas dos stories e pergunte aos seguidores o que eles querem ver no seu Instagram. Ouça seu fã, ele é a pessoa mais interessada na sua história.

Faça também o contrário: pergunte a opinião deles em outros assuntos, que não relacionados ao seu universo. Tem algum tema importante rolando no mundo? Pergunte a opinião dos fãs, as pessoas amam opinar e interagir. 

Somente atender não é mais suficiente. Você precisa se preocupar com o engajamento.

É válida a análise de qual plataforma você consegue administrar e atender melhor seu fã. Usando o Instagram, você consegue privilegiar uma linguagem mais próxima do seu consumidor e ainda alavanca no engajamento. 

4. Use o Reels

A última novidade do Instagram é o Reels, uma espécie de Cenas 2.0, há quem diga que é um concorrente do Tiktok, mas eu nunca disse isso para vocês, ok?!

Clique aqui e saiba como utilizar a plataforma.

 

5. Mídia através das publicações mais envolventes

Avalie e transforme suas publicações mais envolventes em anúncios e atualize o conteúdo com base no desempenho.

Depois de veicular o primeiro anúncio, analise o desempenho dele por meio das Informações (no app do Instagram) ou no Gerenciador de Anúncios (no Facebook, também vinculado ao Instagram).

Com o Gerenciador de Anúncios, é possível criar diversos anúncios para a mesma campanha e ver quais fotos e vídeos apresentam o melhor desempenho. 

 

6. Treinamentos, recursos e certificações online gratuitas do Facebook

O Facebook conta com a plataforma Facebook Blueprint, uma escola com cursos, aulas e certificações em diversas categorias para ajudar seu negócio, tanto no Facebook quanto no Instagram. 

São mais de 75 cursos, sempre atualizados e didáticos, além de serem totalmente gratuitos. 

Dica extra!

Essa dica é boa porque poucos sabem. INCENTIVE sua base de fãs a salvar e compartilhar seus posts. Aquela setinha e bandeirinha que ficam embaixo do post, olha o exemplo aí:

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Esses dois ícones ajudam o Instagram a entender que aquele post está sendo relevante, porque as pessoas estão compartilhando e salvando. Quanto mais você conseguir aumentar o número de pessoas realizando essas ações, melhor para o algoritmo.

As postagens que nos mantêm no Instagram por mais tempo são vistas como postagens com alto envolvimento. Portanto, o Instagram prioriza aqueles conteúdos com mais saves e compartilhamentos a terem mais visibilidade.

Além disso, eles são ótimos indicativos de qualidade. Analise se você está entregando o que seu público realmente deseja ver e entenda quais posts funcionam mais. É tudo uma questão de métrica! 

Ufa, acho que é isso!

Na próxima série, vou compartilhar a importância de um plano de mídia e como planejar e aplicar.

Espero que tenha gostado e que te ajude de alguma forma. Comente aqui embaixo ou me mande um direct no Instagram se precisar de qualquer outra ajuda ou tirar dúvidas.

Estou sempre online pronta pra ajudar como puder. Até mais! 

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Camila Arias é especialista em marketing digital. Atualmente, é gerente de Marketing Digital da Live Talentos, contando no casting com Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Edson & Hudson, Make U Sweat, Sambô e mais outros artistas relevantes da cena, além da gravadora de música eletrônica Alphabeat Records e em paralelo outros projetos que é convidada. 

Instagram: @camilaariasmartins I Linkedin 

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