Foto: Reprodução/Facebook
in ,

Marisa Monte lança o site “Cinephonia” com textos, vídeos e músicas

De surpresa, Marisa Monte disponibilizou uma série de novidades para os fãs. A maior delas, o site “Cinephonia” com textos, vídeos e músicas. São 30 músicas, fragmentos de registros audiovisuais que não estavam disponíveis em streaming até hoje.

Marisa Monte passou os últimos quatro anos trabalhando em um processo invisível aos olhos do público. Mas que foi fundamental para que a artista tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante sua trajetória. Porém as parcerias – desta vez – foi com arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática.

“Durante mais de 30 anos de atividade produzi e acumulei uma quantidade colossal de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos, projetos gráficos etc. Assistir, escutar, ter tudo isso acessível foi fundamental para que hoje eu possa colocar ao alcance do público esse material que chamei de Cinephonia. Cine (movimento/imagem) e Phonia (som). Os sons das imagens”, explica Marisa Monte em um comunicado à imprensa.

A cantora explica que todas as canções têm em comum o fato de serem parte de trilhas sonoras de seus registros audiovisuais. Mas que não estavam disponíveis em áudio streaming. “Escutar sem assistir transforma a relação entre o público e a música, propõe a liberdade para cada um criar suas próprias imagens”, completa a artista.

Projeto chega em momento de isolamento social

A novidade foi lançada ao meio dia desta quinta-feira (11). Porém, o volume de acessos parece ter derrubado o site nos primeiros minutos. Até o momento da publicação desta matéria, alguns fãs reclamavam nas redes sociais sobre a dificuldade em acessar o material. Contudo, Marisa se diz grata a muitas pessoas por conseguir disponibilizar este material em plena quarentena.

Agradeço a todos os parceiros, amigos, músicos e cineastas que colaboraram comigo, especialmente pela presença luminosa do nosso amado Moraes Moreira. Sei que não está sendo fácil pra ninguém, mas espero que a arte possa ajudar a dar suporte para suportar o insuportável“, escreveu em seu Facebook.

Phonomotor e Sony Music lançam nas plataformas, pela primeira vez em áudio streaming, 30 canções gravadas por Marisa Monte em vídeos VHS e DVD, além de uma música inédita, “Acontecimento” (Hyldon), nunca lançada pela artista.

O lançamento do catálogo será feito em três fases (11/06, 19/06 e 26/06) começando com “Memórias 2001 – Ao Vivo”, registro parcial do show Memórias, Crônicas e Declarações de Amor.

Acesse o site: http://cinephonia.com.br/

Escrito por Daiv Santos

Anitta confirma lançamento para a próxima semana

Luisa Sonza e Vitão

Após “flagra”, Luisa Sonza e Vitão divulgam foto juntos