O fenômeno “Barbenheimer”, com as estreias simultâneas dos blockbusters “Barbie” e “Oppenheimer”, movimentou os cinemas em 2023 e garantiu aumento na venda de ingressos. Em público, as duas produções surfaram na onda e se mostraram amigáveis com a “concorrência”. Mas Margot Robbie revelou como foram os bastidores, de fato.
Leia mais:
- Maior sucesso de 2023, “Barbie” pode ganhar spin-off focado em Ken
- Margot Robbie dá resposta desanimadora sobre “Barbie 2”
- Christopher Nolan pede desculpa a Florence Pugh por “Oppenheimer”: entenda
- Robert Downey Jr. sobre “Oppenheimer”: “melhor filme que já fiz”
Ela contou, em encontro com Cillian Murphy para a revista Variety, que um dos produtores de “Oppenheimer”, Chuck Roven, ligou para ela antes da estreia. “Nós trabalhamos juntos em outros projetos antes. E ele me disse ‘acho que vocês deviam mudar a data de estreia de Barbie’. Eu falei: ‘não vamos mudar nossa data. Se você está com medo de nos enfrentar, então mude você a data'”, revelou a atriz e produtora executiva do filme.
“Ele falou ‘não vamos mudar nossa data. Eu só acho que seria melhor para o seu filme’. E eu insisti ‘não vamos mudar!'”, completou Margot Robbie.
O final, todo mundo já sabe. “Barbie”, da Warner Bros. levou a melhor, com US$ 1,4 bilhão de bilheteria global e pode até ganhar um spin-off. “Oppenheimer”, da Universal Pictures, saiu de cartaz com US$ 950 milhões – maior bilheteria da história para uma cinebiografia. Juntos, os dois filmes ofuscaram outros grandes lançamentos, como “Missão: Impossível: Acerto de Contas – Parte 1” (US$ 567 milhões de bilheteria) e “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” (US$ 383 milhões).
Disputa por salas
Os quatro filmes são superproduções com orçamentos enormes e precisaram disputar a ocupação das salas de cinema. Tom Cruise, por exemplo, telefonou para redes exibidoras pedindo que mantivessem “Missão: Impossível” em cartaz nas salas IMAX – que contam com ingressos mais caros – mesmo após a estreia de “Oppenheimer”. Mas a Universal garantiu quase que a ocupação total das salas IMAX com a estreia do filme de Christopher Nolan.
As outras salas, por sua vez, foram dominadas por “Barbie”, que ganhou muitas sessões extras por conta da alta demanda de público. Com isso, “Missão: Impossível” e “Indiana Jones”, que haviam estreado antes, ficaram com poucas opções de sessões.