A cantora Margareth Menezes realizou uma “live” no YouTube no sábado (1º/8) e recebeu um recadinho ao vivo da amiga Ivete Sangalo. As duas trocaram elogios e mostraram que as recentes polêmicas não afetaram a relação que elas têm. Ivete disse que começou a carreira inspirada por Margareth, e ela retribuiu:
“Ivetinha, eu agradeço muito suas palavras. Nós sabemos, você sabe, e eu sei também, como sempre foi e sempre será nossa relação. Graças a Deus, a gente nasceu na Bahia, esse ambiente que nos alimenta. É nossa musicalidade e é de qualquer um que tenha respeito a ela, e que represente de coração seu símbolo da Bahia”, disse.
Ivete deixou um recado para Margareth Menezes que foi exibido hoje, durante uma live.
— Dayvison Moraes (@DayvisonMoraes) August 2, 2020
“Rainhas” do axé são brancas?
Recentemente, ganhou espaço na mídia o debate sobre apropriação cultural e o “privilégio branco”. O ator Maicon Rodrigues questionou porque Ivete Sangalo e Claudia Leitte fazem tanto sucesso enquanto Margareth Menezes não alcançou a mesma popularidade:
“Duas pessoas brancas levam o nome do axé music no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’: Claudia Leitte e Ivete Sangalo, e nenhuma das duas se coloca firmemente em relação a cultura afro-brasileira, mas fazem dinheiro explorando essa cultura e não fazem nada”, criticou.
Taís Araújo também questionou
Durante uma live no Instagram, Taís Araújo perguntou à Ivete por que Margareth Grande não é “tão gigante” quando ela, tratando justamente do racismo.
"Por que que a Margareth não é tão gigante quanto você, Ivete?"
Taís Araujo mandando a real em um papo sobre privilégios e oportunidades com Ivete. pic.twitter.com/wxymsvbdqF
— UAI JADER (@uaijader) June 11, 2020
Em entrevista ao “Papo de Música”, Margareth Menezes tratou do tema. “Existe um sistema. Isso não está no domínio da Ivete Sangalo em si, que é talentosíssima. O que se questiona é o próprio sistema que nos invisibiliza. É a máquina do privilégio. Por que um artista branco cantando faz sucesso e a mesma música cantada pelo bloco afro não faz?” questionou.