Em “Mar do Sertão“, novela das 18hs, Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sérgio Guizé) são completamente apaixonados um pelo outro, mas são separados por uma manobra do destino: Zé Paulino sofre um acidente e é dado como morto. Depois de 10 anos, quando retorna, Candoca está casada com seu grande rival, Tertulinho (Renato Góes). Será que todo grande amor é capaz de resistir ao tempo e à distância?
LEIA MAIS:
- Cara e Coragem: resumo dos capítulos (31 de outubro a 5 de novembro / 7 a 12 de novembro)
- Travessia: resumo dos capítulos (31 de outubro a 5 de novembro / 7 a 12 de novembro)
31 de outubro (segunda-feira)
Candoca desconfia da acusação contra o Coronel e se preocupa com a raiva que José tem da família Tertúlio. Jessilaine se lamenta para Aleluia por não conseguir enfrentar Sabá Bodó. Maruan desiste de contar a verdade para Labibe. Vanclei descobre que Adamastor está na casa de Timbó. Xaviera dorme na rua e tem sua mala roubada a mando de Vanclei. Labibe e Maruan passam a noite juntos. Vanclei tenta convencer Xaviera a se unir a ele. Deodora vê Latifa no quarto de Maruan e faz insinuações sobre os dois. Xaviera recebe esmola na rua. Zahym estranha o comportamento de Latifa. Tertulinho vai à casa de Timbó falar com Adamastor. Candoca se preocupa ao saber por Pajeú que outras pessoas da vila estão doentes.
1º de novembro (terça-feira)
Candoca não comenta com Pajeú quem pode ser o responsável pela doença das pessoas. Tertulinho não encontra Adamastor na casa de Timbó. Jessilaine tenta disfarçar o incômodo ao ver a empolgação de Candoca com o projeto do hospital. Latifa se insinua para Zahym. Deodora garante a Tertulinho que descobrirá o que Maruan esconde. Adamastor conversa com Padre Zezo. Latifa questiona Maruan sobre seus sentimentos por ela. Tertulinho ameaça Vanclei para encontrar Adamastor. Deodora questiona Maruan sobre seu segredo. Xaviera indica a José o paradeiro de Adamastor. Latifa reclama da proximidade de Deodora com Maruan, e Labibe fica intrigada. José encontra Adamastor. O Coronel recebe uma intimação para depor a respeito do uso irregular de pesticida.
2 de novembro (quarta-feira)
José se despede de Adamastor e todos se comovem. Candoca pede para José não se preocupar mais com o passado. Vespertino presenteia José com o cavalo Maroto e o deixa desconfiado. Candoca e Jessilaine não conseguem se reunir com o deputado para falar sobre o projeto do hospital. Latifa insiste em dizer que Deodora está interessada em Maruan. Jessilaine tenta convencer Candoca a pedir dinheiro a José para montar o hospital. Vespertino pergunta a Deodora por que ela quis que ele desse Maroto para José. Labibe tira satisfação com Maruan por causa de Deodora. Sabá Bodó comemora com José a união com o Coronel Tertúlio.
3 de novembro (quinta-feira)
José observa com desconfiança o comportamento de Sabá Bodó. Xaviera assume a culpa de Joca por pegar broa no bar do Janjão e acaba presa. Sabá Bodó fala com Nivalda que vai usar o dinheiro do hospital em sua campanha para governador. Tomás leva flores para Rosinha. Pajeú vai até José pegar sua arma para atentar contra a vida do Coronel. Zahym flagra Labibe no quarto de Maruan e sofre um desmaio. Tertulinho pega dinheiro com Vespertino. José descobre que a arma de Pajeú não está no local em que ele guardou e avisa a Candoca. Mirinho entrega a Tertulinho a arma de Pajeú. Janjão faz uma proposta desonesta para vender as rapaduras de Tereza. Zahym exige que Labibe demita Maruan. Tertulinho observa Laura. Floro Borromeu. Pajeú procura o Coronel Tertúlio.
4 de novembro (sexta-feira)
Pajeú e o Coronel se enfrentam. Deodora ataca Pajeú e o expulsa de sua fazenda. Firmino decide cuidar do caso de Xaviera. Labibe vai atrás de Maruan na casa de José. O Coronel se recusa a dar dinheiro para Tertulinho. José questiona Vespertino sobre a invasão em sua casa. Tertulinho toma uma decisão sobre José e Candoca, e Deodora se preocupa. Labibe resolve ficar com Maruan, e Latifa e Zahym se desesperam. Tomás e Sávio implicam com Firmino por defender Lorena. Sabá Bodó comenta com Nivalda que vai se vingar do Coronel e pegar o dinheiro de José. Jessilaine convida Candoca para ser Secretária de Saúde de Canta Pedra. José flagra Tertulinho questionando Firmino sobre sua vida.
5 de novembro (sábado)
Tertulinho questiona José sobre Maruan e como conseguiu sua fortuna. Candoca não aceita o cargo dado por Jessilaine, que fica decepcionada. Maruan conta a verdade para Labibe. Cira grava a discussão entre José e Tertulinho. Labibe se enfurece com Maruan e Tomás tenta consolá-lo. Tertulinho e José trocam ofensas graves, e Cira se diverte. Labibe conta para Latifa e Zahym sobre Maruan. José e Tertulinho se enfrentam e todos fazem apostas. Maruan garante a Timbó que resolverá seu problema com Labibe. Labibe desaparece e Latifa se desespera. Timbó tenta voltar para casa. Labibe procura Maruan. Deodora termina com a disputa entre o filho e José. Tertulinho diz à mãe que se aproximará de Laura para arruinar José.
LEIA MAIS:
- Travessia: Jade Picon fala sobre 1ª cena de sexo em novela
- No ar em “Travessia”, Cássia Kiss dá show de homofobia em live
- Atriz, sim! Pabllo Vittar grava participação em “Travessia”
7 de novembro (segunda-feira)
Deodora apoia que Tertulinho use Laura para destruir José. José se orgulha do empenho de Candoca. Labibe não consegue perdoar Maruan. Timbó finge passar mal, e Tereza se preocupa. Candoca descobre que o governador mentiu para não atender Jessilaine. Catão sugere que o Coronel invista em mais veneno para a plantação. Candoca se incomoda com a maneira como Jessilaine fala com um fazendeiro rico a quem elas pede ajuda. Firmino tenta disfarçar a preocupação quando Xaviera acusa Vanclei de ser o culpado por seus crimes. Herculano assedia Candoca em troca de sua ajuda financeira.
8 de novembro (terça-feira)
Candoca reage ao assédio de Herculano e critica a omissão de Jessilaine. Maruan se lamenta para José por ter perdido Labibe. Deodora incentiva o Coronel a culpar Catão pela aplicação dos pesticidas nas lavouras. Firmino tenta convencer Vanclei a ajudar Xaviera. Deodora entrega a arma de Pajeú para Vespertino. Tertulinho seduz Laura. José coloca Manduca para dormir e vela seu sono. Firmino e Tomás tentam animar Maruan. Candoca procura José. Tertulinho se enfurece ao ver o casal junto pelo reflexo da janela. Candoca pede José em casamento.
9 de novembro (quarta-feira)
Jessilaine, a mando de Sabá Bodó, envia para Cira uma foto de Candoca com Herculano. Tereza vê Timbó contar uma história para Joca e fica emocionada. Tertulinho invade o quarto de Candoca e a flagra com José e Manduca. Maruan pensa em ir embora de Canta Pedra. Vanclei faz uma aposta com Firmino. Mirinho começa a trabalhar para Vespertino. Maruan pede para Laura convencer Labibe a falar com ele. O Coronel fica tenso quando Deodora avisa a Floro Borromeu que o culpado pela aplicação de agrotóxico se apresentará à polícia. Vespertino mostra a arma de Pajeú para José.
10 de novembro (quinta-feira)
Vespertino propõe se associar a José para colocar o Coronel na cadeia. Candoca conta para Lorena sobre Herculano e avisa que pediu José em casamento. Tertulinho intriga Laura contra Maruan e José. Lorena se oferece para ajudar Maruan a reconquistar Labibe. Vespertino guarda no cofre a verdadeira arma de Pajeú. Candoca aparece vestida de noiva para José. O Coronel diz a Deodora que vai usar Timbó ao invés de Catão como seu testa-de-ferro. Xaviera ensina Firmino a jogar pôquer. Deodora fica satisfeita com a submissão de Vespertino. Candoca pede para falar com Pajeú.
11 de novembro (sexta-feira)
Candoca não consegue convencer Pajeú a desistir da ideia de se vingar do Coronel. Tertulinho se emociona ao ouvir Manduca o chamar de pai. Candoca decide alertar o Coronel sobre Pajeú. Deodora entrega a Eudoro Cidão uma matéria sobre lavouras orgânicas da Fazenda Palmeiral. Janjão patenteia a marca e a receita das rapaduras de Tereza e a proíbe de vendê-las. Candoca enfrenta o Coronel para defender Jessilaine. Deodora faz uma denúncia anônima para Floro Borromeu ir à casa de Timbó. Pajeú invade a casa de José e pega a arma que acredita ser a dele. Laura se incomoda com as insinuações feitas por Tertulinho sobre suas ocupações profissionais. Pajeú é flagrado por Candoca na casa de José e percebe que sua arma foi trocada.
12 de novembro (sábado)
Candoca se preocupa com a constatação de Pajeú sobre a arma, e José decide investigar o ocorrido. Cira faz um vídeo de Tertulinho e Laura juntos. Floro Borromeu encontra os galões de pesticidas na casa de Timbó e prende Tereza. Vespertino se esconde de José, e Mirinho fica amedrontado. Maruan chama Labibe para ser madrinha do casamento de Candoca a seu lado, e a deixa ainda mais irritada. Tereza se desespera na delegacia e acaba acusando Timbó. Sabá Bodó pensa em se aproximar de Maruan. Anita beija Joel Leiteiro. Timbó é preso. Vespertino tenta pegar a arma de Pajeú, que dispara acidentalmente. Candoca conta para Tertulinho que se casará com José.