#BIZ

‘Máquina do Tempo’, de Matuê: conheça o case do álbum com a melhor estreia no Spotify Brasil

Em um lançamento 30PRAUM e Sony Music, o primeiro álbum de Matuê foi totalmente autoproduzido, sem nenhuma participação especial

Na noite da última quinta-feira (10), Matuê lançou seu álbum de estreia, “Máquina do Tempo”, e o trabalho se tornou a melhor estreia de todos os tempos no Spotify Brasil, alcançando as primeiras posições da lista de canções mais escutadas na plataforma de streaming no país.

Em um lançamento 30PRAUM e Sony Music, o álbum foi produzido por WIU, Pedro Lotto, Celo, além do próprio Matuê; sem nenhuma participação especial, com a intenção de ser consumido de duas formas: fracionado, música a música, adicionado às favoritas em playlists e ouvir individualmente cada canção, ou consumindo o álbum na totalidade, do começo ao fim, e embarcar em uma nova jornada. Com “Máquina do Tempo”, o artista nascido em Fortaleza inicia uma nova era no cenário musical nacional. 

O próprio Matuê conta que se surpreendeu com o resultado marcante do lançamento: “A ideia desde o começo sempre foi fazer uma coisa impactante. A gente queria criar algo que fosse brincar com o imaginário das pessoas.

E eu sabia que a estética estava especial, sabia que a ideia por trás, o conceito por trás, era algo autêntico e eu imaginava que iria causar um impacto dentro da cena do Rap, do Trap, mas pensar que a gente iria fazer números que iriam passar artistas maiores, do Pop, do Sertanejo, do Funk, e tal, eu acredito que ninguém botava fé. Então, foi uma surpresa muito grande. É legal saber que o que a gente está fazendo tem a força para tomar a frente das paradas e tomar a frente da música no Brasil”

No dia posterior ao lançamento houve um pico de mais de 170 mil novos ouvintes mensais no Spotify que acompanham os bons números na plataforma.

Foto: Análise Chartmetric desempenho Matuê. Créditos: Chartmetric/Mundo da Música

 

O lançamento de “Máquina do Tempo” quebrou todos os recordes e emplacou seis músicas no Top 10 do Spotify Brasil, com todas no Top 15: “Máquina do Tempo” (#1), “777-666” (#3), “Cogulândia” (#4), “Antes” (#6), “É Sal” (#7), “Gorilla Roxo” (#8) e “Vem Chapar” (#14). O álbum também estreou com 3 músicas no chart global da plataforma – “Máquina do Tempo” (#114), “777-666” (#153) e “Cogulândia” (#188). Todas as faixas também estrearam no Top 200 em Portugal.

Hoje (16), cinco dias após a estreia, a faixa “Máquina do Tempo” permanece em primeiro lugar, quatro músicas do disco estão no Top 10, seguidas por “Antes” (11º), “Gorilla Roxo” na 15º posição e “Vem Chapar” na 36º posição da parada musical brasileira.

Foto: Análise Chartmetric desempenho Matuê. Créditos: Chartmetric/Mundo da Música

 

Já na Deezer, o álbum estreou com todas as faixas no Top, sendo seis no Top 20: “Máquina do Tempo” (#5), “777-666”(#8), “Cogulândia” (#9), “Antes” (#13), “É Sal” (#16), “Gorilla Roxo” (#18) e “Vem Chapar” (#42).

Foto: Análise Chartmetric desempenho Matuê. Créditos: Chartmetric/Mundo da Música

 

Na Apple, o álbum estreou em #1 no ranking. Os resultados também vieram no YouTube, onde Matuê alcançou as posições #1, #2 e #3 dos vídeos em alta, com “777-666”, “Máquina Do Tempo” e “Antes”, respectivamente. E hoje (16), cinco dias após o lançamento, este top 3 se mantém, com a diferença de que a faixa “Antes” abriu espaço para “É Sal”.

Foto: Análise Chartmetric desempenho Matuê. Créditos: Chartmetric/Mundo da Música

 

De acordo com o resultado da última semana do ranking Top Music Videos do YouTube, “Máquina do Tempo”, com mais de 10 milhões de views, tem grande chance de estrear entre os Top 5 vídeos mais assistidos da semana na plataforma. O ranking fecha na nesta quinta-feira (17) e os números seguem aumentando.

Principalmente, o número de inscritos no canal que teve um crescimento de mais de 200 mil novas inscrições após o lançamento.

 

Foto: Análise Chartmetric desempenho Matuê. Créditos: Chartmetric/Mundo da Música

 

Estratégia Pré-Lançamento

O pré-lançamento do álbum contou com ações nas redes e ruas: Na cidade de São Paulo, o artista estampou um grande painel de grafite, e em outras capitais brasileiras, espalhou stencils nas ruas com arte inspirada na identidade visual do álbum.

Em suas redes, Matuê ressurgiu com um post sobre o novo álbum, provocando reações de artistas da cena Rap, famosos e fãs. O post teve grande repercussão, alcançando mais de 500 mil likes. Matuê fez ainda uma Live, de apenas um minuto, registrada de um drone, do alto do prédio em São Paulo que carrega o grande painel de “Máquina do Tempo”. Em apenas 60 segundos, alcançou 30 mil espectadores e fincou seu nome nos Trending Topics do Twitter.

Cada faixa do álbum ganha um audioclipe assinado pelo artista Stefan Mathez, com animações que contam mais sobre a história narrada por Máquina do Tempo e, também, funcionam como metáforas sobre nostalgia, críticas sociais, curtição e temas inéditos como saúde mental que estão espalhadas pelas sete músicas do álbum.

“É o meu primeiro disco, sabe? Tem uma importância, não só por isso, mas também pelo esforço que colocamos para fazer esse álbum acontecer. É minimalista, mas também tem um conceito central. As pessoas escolhem como querem ouvir a Máquina do Tempo”, diz Matuê.

Matuê ficou conhecido com “Anos Luz”, música lançada em 2017. Atualmente, a faixa já tem 110 milhões de visualizações. Emendou outros singles de sucesso, que entraram em alta rotação no YouTube e também nas playlists das plataformas de streaming.

A última música lançada antes do também diretor criativo do selo 30PRAUM “sumir” das redes e se preparar para o novo álbum foi “Kenny G”, que ultrapassou os números de “Anos Luz” e, atualmente, soma 130 milhões de visualizações, além de ter alcançado a quarta posição no Top 200 do Spotify.

Depois de três anos lançando singles, um dos maiores nomes do movimento trap brasileiro estreia o álbum autoproduzido, com sample de Charlie Brown Jr. Conceitual e, ao mesmo tempo, minimalista: esse é “Máquina do Tempo”.

O disco, com 7 faixas, apresenta o melhor momento criativo de Matuê. Sem pisar no freio, ele avança com velocidade para além das barreiras da música trap aliada com elementos visuais da estética dos games.

 

 

Veja abaixo mais resultados “Máquina do Tempo”:

  • Estreia do álbum bateu o recorde nacional, debutando com todas as sete faixas no Top 15 do Spotify;
  • Cinco músicas continuam no Top 10 e sete no Top 35, mesmo quatro dias após o lançamento;
  • Seis faixas do álbum estrearam no Top 10 do Spotify;
  • 5 milhões de streams no álbum em 24h;
  • 31 milhões de views no álbum no YouTube em 3 dias;
  • #1, #2 e #3 vídeos em alta no Youtube no dia do lançamento e nos três dias consecutivos;
  • 1 milhão de views em todos os vídeos em 24h;
  • #7 nos TTs no Twitter, Top 10 por 3 dias consecutivos no pré-lançamento;
  • Mais de 5 reacts ao vivo no YouTube, entre eles, Marcos dos Anjos (#1 influencer de RAP) que  tatuou o rosto do personagem dos vídeos de “Máquina do Tempo” no braço, durante o final de semana. ;
  • Capa da playlist “Novidades da Semana” no Spotify + destaque no banner principal.

Vídeos

COGULÂNDIA

80 mil pessoas assistindo à première

115 mil views em 5 minutos

300 mil em 10 minutos

1 milhão em 3 horas

4.4 milhões de views em 4 dias

ANTES

60 mil pessoas assistindo à première

250 mil em 15 minutos

4.5 milhões de views em 4 dias

GORILLA ROXO

70 mil pessoas assistindo à première

250 mil em 10 minutos

4.1 milhões de views em 4 dias

VEM CHAPAR

45 mil pessoas assistindo à première

200 mil em 15 minutos

2.7 milhões de views em 4 dias

777-666

75 mil pessoas assistindo à première

300 mil em 15 minutos

7.1 milhões de views em 4 dias

É SAL

45 mil pessoas assistindo à première

100 mil em 10 minutos

3.7 milhões de views em 4 dias

MÁQUINA DO TEMPO

86 mil pessoas assistindo à première

350 em 15 minutos

1 milhão em 2 horas

10 milhões de views em 4 dias

Destaques

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

#Internacional

Lady Gaga prepara lançamento de seu álbum novo, o LG7, para fevereiro. Confira os colaboradores envolvidos!

#Internacional

Versão deluxe do "143" da Katy Perry conta com quatro músicas inéditas. É um presente de Natal da cantora. Ouça agora!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile