Em sua trajetória profissional, Maju Coutinho também foi vítima de racismo – sobretudo quando passou a ter mais destaque na programação jornalística da Globo. Completando 15 anos de casa, a apresentadora do “Fantástico” falou sobre o tema, bem como a recente entrevista feita com Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Na última semana, os filhos do casal foram atacados verbalmente por uma mulher em Portugal.
LEIA MAIS:
- “Consciente dos privilégios”;, diz Giovanna Ewbank após denunciar racismo
- “Encontro” emociona com depoimentos de mães sobre racismo
A jornalista comentou sobre seu sentimento ao saber do ocorrido e a reação de Gio Ewbank, cujo vídeo viralizou nas redes sociais.
“Tive essa sensação de dever cumprido, fiquei emocionada, muito tocada com toda a situação desde quando eu soube até quando fiz a entrevista. Achei muito bonito a Giovanna pontuar a diferença do olhar do outro com relação a reação de uma mãe preta, que pode ficar acuada, com medo de se expor”, ponyuou Maju Coutinho.
Por fim, Maju deixou uma mensagem a todos que desejam contribuir na luta contra o racismo em nossa sociedade:
“Que as pessoas sejam tocadas com essa consciência, porque é uma luta que depende de todos nós. A luta contra o racismo é coletiva”.
“Grito de dor e indignação”, dizem Bruno Gagliasso e Gio Ewbank sobre racismo sofrido pelos filhos
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank falaram ao “Fantástico” sobre o triste episódio ocorrido no dia 30 de julho em uma praia em Portugal. Os filhos do casal, Titi e Bless, foram vítimas de ataques racistas. A atriz partiu pra cima da criminosa identificada como Maria Adelia Coutinho Freire de Andrade de Barros e proferiu – com toda razão – palavras nada amistosas. “O grito da minha mulher foi de dor, mas também de indignação“, disse o ator, em entrevista a Maju Coutinho que foi ao ar no último domingo (31).
LEIA MAIS:
- “Mais Você” exibe VT de macaco durante fala contra racismo
- Demitida! Ana Maria condena VT de macacos em fala sobre racismo
Giovanna Ewbank confirmou que deu um tapa na mulher que proferiu ataques racistas contra seus filhos. “Minha mulher não agrediu, ela reagiu. Não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor”, ponderou Bruno Gagliasso.
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso comentam o recente caso de racismo contra seus filhos em entrevista ao 'Fantástico'. pic.twitter.com/f6KErZc5uL
— POPline 🎧 (@POPline) August 1, 2022
Tão logo aconteceu o crime de racismo com as crianças, um vídeo começou a circular nas redes sociais onde a atriz aparece discutindo com uma mulher. “Você é uma racista nojenta, uma filha da p***, você merece soco, uma porrada na tua cara“, esbravejou Giovanna, que foi controlada pelo marido e por um amigo.
A mulher que aparece no vídeo de costas teria dito para que “tirassem aqueles pretos imundos dali” – fazendo referência aos filhos do casal de atores. Ao defender as crianças, Gio teria cuspido na mulher e proferido frases que podem ser vistas no vídeo abaixo:
Uma verdadeira leoa! Gio Ewbank defende filhos e discute com mulher racista em Portugal. #RacismoNão pic.twitter.com/0Du67BLMB0
— POPline 🎧 (@POPline) July 30, 2022