O Ecad fechou um acordo com a Bonus Track, produtora responsável pela realização do show da Madonna no Rio de Janeiro, para que a apresentação histórica na praia de Copacabana remunere corretamente os autores das canções que serão executadas no evento. Com isso, a apresentação receberá o Selo de Reconhecimento concedido pelo Ecad.
Criado em 2023 para reconhecer festivais e eventos que adotam boas práticas de valorização da música, por meio do pagamento de direito autoral aos criadores, o Selo é uma iniciativa em prol dos compositores, pois a classe de criadores nem sempre sobe ao palco em grandes eventos e festivais.
Leia Mais:
- Madonna no Brasil: Anitta, Ludmilla e Pabllo Vittar estão com negociações avançadas para show no Rio
- Madonna no Rio: Prefeitura e Governo do RJ falam sobre valor do investimento, saiba mais
- Madonna em Copacabana: Os números da vinda da cantora ao Brasil
- Recorde: Ecad paga R$1,3 bi em direitos autorais a artistas em 2023
- MinC e Ecad iniciam diálogo para garantir que plataformas paguem direitos conexos
“Toda a gestão coletiva, formada pelas sete associações de música e pelo Ecad, levanta uma bandeira no mercado para que organizadores de eventos estejam cientes da importância dessa adimplência para a manutenção da música sempre viva e para garantir os direitos de quem vive por meio dela”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
O Ecad faz uma intensa campanha de conscientização para que as marcas patrocinadoras de grandes eventos se atentem para o licenciamento musical das iniciativas que apoiam, que é de responsabilidade dos produtores. Esta ação fortalece o pilar de sustentabilidade da agenda ESG dessas marcas.
“Ter esse selo nesse evento histórico demonstra que apoiamos o movimento pelos direitos autorais, reforçando como ele é parte essencial da cadeia produtiva da música”, afirma Luiz Oscar Niemeyer, sócio da Bonus Track.
Cada vez que um show é realizado, os promotores devem efetuar o pagamento dos direitos autorais pela utilização pública musical e enviar ao Ecad os roteiros das músicas tocadas, para que sejam identificados os autores e os respectivos valores em direitos autorais possam ser distribuídos.
De todos os valores arrecadados pelo Ecad, 85% são distribuídos aos compositores e demais titulares e 15% são destinados à gestão coletiva da música, sendo 6% para as associações de música e 9% para o Ecad.
Show de Madonna no Rio de Janeiro
Madonna fará no Rio de Janeiro o show de encerramento de sua elogiada The Celebration Tour – uma das turnês mais comentadas do ano – no dia 04 de maio, sábado. O evento será o maior show da artista até hoje, um agradecimento aos fãs por celebrarem mais de quatro décadas de carreira.
A produção do show no Brasil é da Bonus Track, que tem como sócios Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer, com experiência na realização de eventos grandiosos no país e de repercussão internacional.
O Itaú Unibanco apresenta o projeto, que tem também patrocínio da Heineken. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro apoiam e são importantes parceiros cientes do forte impacto do show no Turismo e na Economia, além de levar a imagem do Rio para o mundo. O projeto tem ainda o apoio de Deezer, Eventim, Absolut e Stanley.
O show será exibido pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay, que terá sinal aberto para não-assinantes logados. A transmissão do show tem direção geral de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro. O desenho de captação do show está sendo concebido em parceria com Jonas Akerlund, diretor sueco, colaborador de longa data da cantora.