in

Exclusivo: M-V-F- Awards 2022 abre as inscrições para nova categoria

A premiação brasileira tem parcerias consolidadas com UKMVA (Inglaterra), Prism Prize (Canadá), Bogotá Music Festival (Colômbia) e Buenos Aires Music Festival (Argentina), e visa a construção de uma rede global de colaboração na indústria do setor

Exclusivo: M-V-F- Awards 2022 abre as inscrições para nova categoria
Exclusivo: M-V-F- Awards 2022 abre as inscrições para nova categoria. Foto: Divulgação

O Music Video Festival (m-v-f-) completa 10 anos neste ano. O evento, que ainda não tem data definida, será em São Paulo e é o representante brasileiro de rede global de festivais que focam no reconhecimento da arte do videoclipe. As inscrições para a mais nova categoria: ‘melhor direção estreante em videoclipe em parceria com a Spcine’, que reconhece os primeiros trabalhos realizados por uma nova comunidade criativa, estão abertas até 15 de outubro.

Os candidatos deverão apresentar vídeos que tenham sido lançados ou com data de lançamento prevista entre 11 de outubro de 2021 a 15 de outubro de 2022. O valor para se cadastrar é de R$ 25, clique aqui

Leia Mais:

Ao todo, são 25 categorias, sendo 18 nacionais (com músicas de artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil) e 7 internacionais (com músicas de artistas estrangeiros ou brasileiros radicados no exterior), entre escolhas do júri e do público. As categorias, além das tradicionais, acompanham movimentos e tendências do mercado de arte e vídeo, como ‘Melhor Videoclipe para Marca ou Instituição’, que lança um olhar para o cruzamento do videoclipe e da publicidade, e ‘De Mina Pra Mina em parceria com a TPM’, que tem como recorte clipes dirigidos por mulheres, para artistas do gênero feminino.

Dentre as categorias estrangeiras, está mantida ‘Melhor Videoclipe Latam’ (‘Best Latam Music Video’), que destaca videoclipes realizados para artistas latino-americanos, que não brasileiros, além das tradicionais ‘Best Music Video – Jury and Audience choices’, ‘Best Direction in a Music Video’, ‘Revelation in Direction in a Music Video’, ‘Best Animation’, e ‘Innovation in video’, que correspondem também para inscrições nacionais. 

Nesta edição, em parceria com a phonogram.me, trabalhos nacionais vencedores terão a oportunidade de transformar seus videoclipes em NFTs.

“Temos tido uma conversa constante e trocas entre as iniciativas, incluindo indicações mútuas para premiações entre os países”, diz Lia Vissotto, idealizadora e diretora geral do m-v-f-. “No ano passado, por exemplo, o m-v-f- fez uma curadoria de clipes para o UKMVA, e isso resultou em 4 indicações de brasileiros na premiação britânica. Da mesma forma, devido à troca do evento com o Buenos Aires Music Video Festival e o Bogotá Music Video Festival, no ano passado criamos a categoria ‘Melhor Videoclipe Latino-Americano’, que teve como vencedor o argentino ‘Viuda Negra’, de Paco Amoroso. A premiação argentina também teve vários clipes brasileiros entre os vencedores”.

Lia Vissotto, idealizadora e diretora geral do m-v-f. Foto: Reprodução/LinkedIn

Tendo os profissionais do videoclipe como protagonistas, os festivais entendem a importância do audiovisual musical e seu legado para a cultura pop e para o desenvolvimento de novos talentos. Em alguns casos, há incentivo para o desenvolvimento da categoria, como o Prism Prize, que é uma divisão da Academy of Canadian Cinema & Television, uma organização que tem como objetivo promover e apoiar projetos criativos canadenses, que anualmente entrega o Grand Prize, o maior prêmio em dinheiro do mundo para o setor.

As relações entre os festivais se estreitaram na pandemia, quando todos buscavam soluções para seguir realizando suas atividades. Isso inclusive resultou no ‘The Music Video Social Club’, uma série de 3 episódios realizado com o UKMVA, de maneira remota, com participações de Alex Tiernan, Leo Justi e Neguibites (Heavy Baile), Rico Dalasam, Baloji, Xênia França, Gandja Monteiro,  Savanah Leaf, Lucrecia Taormina, entre outros. Os episódios podem ser acessados aqui.

Os jurados do m-v-f- 2022

Os responsáveis por avaliar e premiar os inscritos no m-v-f- awards 22 são: o comunicador de moda Dudu Bertholini; o diretor criativo Giovanni Bianco; a co-fundadora e responsável pela comunicação da Phonogram.me, o primeiro marketplace de NFT de música brasileira, Janara Lopes; o diretor de videoclipes João Monteiro; a cantora e compositora Jup do Bairro; a cineasta Kátia Lund; a filmmaker e fotógrafa argentina Lucrecia Taormina; a americana Senior Curator do Vimeo Global Meghan Oretsky; o jornalista musical Pedro Antunes; o cantor e compositor Rico Dalasam.

O m-v-f– Awards 2022 é uma idealização da Cinnamon e conta com parceria institucional do BAMVF, Bogotá Music Video Festival, Prism Prize e UKMVA , parceria de mídia do Canal Curta!, TRIP/TPM, e Directors’ Library, além da  parceria com Phonogram.Me