A cantora M.I.A foi nomeada membro da Ordem do Império Britânico, na manhã desta terça-feira (14). Ela recebeu a medalha de honra pelas mãos de Príncipe William, no Palácio de Buckingham, em Londres. A honraria da cavalaria britanica é concedida a pessoas por suas contribuições para as artes, ciências, trabalho com organizações de caridade ou de assistência social.
Em seu perfil no Instagram, M.I.A explicou que aceitou a medalha em homenagem a sua mãe, Kala Pragasam, que a acompanhou na cerimônia. “Hoje aceito isso em homenagem a minha mãe, que trabalhou por um salário mínimo para nos dar uma vida melhor”, declarou. “Como imigrante da primeira geração da classe trabalhadora, é ótimo ser reconhecida por minha contribuição. Ter liberdade para falar a minha verdade e fazer isso através da música me ajudou a falar por aqueles que não têm esses privilégios. Continuarei lutando por aqueles que são silenciados ou perseguidos por outros”, completou.
Quando recebeu a notícia de sua indicação, em junho do ano passado, a rapper revelou que sua mãe trabalhou por anos costurando as medalhas que são distribuídas todos os anos no aniversário da rainha. “Ela é uma das únicas duas mulheres na Inglaterra a costurar estas medalhas pelos últimos 30 anos. Depois de receber asilo, minha mãe e prima conseguiram este trabalho em 1986. Ela passou a vida costurando mil medalhas para a Rainha”, disse na época.